A palavra Crisma vem do grego “chrisma”, que significa óleo. Em
português, o Crisma significa o óleo sagrado, ao passo que a Crisma significa o
sacramento da Confirmação.
No início a Igreja ministrava a Crisma logo em seguida do Batismo. Temos
o testemunho de Tertuliano (†202), que diz que após o batismo: “as mãos são
impostas sobre nós, pedindo e convidando o Espírito Santo para uma bênção” (Sobre
o Batismo c.8).
Mais claro ainda é Hipólito de Roma (†235), que descreve minuciosamente
o rito que se seguia ao Batismo:
“O Bispo, impondo sobre eles (os neófitos) a mão, faça a invocação
dizendo: Senhor Deus, que os tornaste dignos de merecer a remissão dos pecados
pelo banho da regeneração, torna-os dignos de ser cumulados pelo Espírito
Santo; lança sobre eles a tua graça para que te sirvam com a tua vontade, pois
a Ti a glória – ao Pai, ao Filho com o Espírito Santo na Santa Igreja, pelos
séculos dos séculos. Amém! Depois, derramando óleo santificado na mão e pondo-a
sobre a sua cabeça diga: Eu te unjo com o óleo santo no Senhor Pai Onipotente e
em Jesus Cristo e no Espírito Santo! Marcando-o na fronte com o sinal da Cruz,
ofereça-lhe o ósculo e diga: O Senhor esteja contigo! Responda o que foi
marcado: E com o teu espírito! Assim proceda com cada um. A seguir rezem juntos
com todo o povo… Após a oração ofereçam o ósculo da paz” (Tradição Apostólica,
n. 52-54).
A Confirmação no Plano da Salvação
No Antigo Testamento os profetas anunciaram que o Espírito do Senhor
repousaria sobre o Messias esperado para realizar a sua missão salvífica. A
descida do Espírito Santo sobre Jesus no seu Batismo por João Batista foi o
sinal de que era Ele quem devia vir, que Ele era o Messias, o Filho de Deus.
Concebido do Espírito Santo, toda a sua vida e toda a sua missão se realizam em
uma comunhão total com o mesmo Espírito, que o Pai lhe dá “sem medida” (Jo
3,34).
E essa plenitude do Espírito não era apenas para o Messias; mas também
para todo o povo de Deus. Várias vezes Cristo prometeu esta efusão do Espírito,
promessa que realizou primeiramente no dia da Páscoa (Jo 20,22) e, depois, no
dia de Pentecostes. Repletos do Espírito Santo, os Apóstolos começam então a
proclamar “as maravilhas de Deus” (At 2,11), e Pedro começa a declarar que esta
efusão do Espírito Santo é o “sinal dos tempos messiânicos”. Os que então
creram na pregação apostólica e que se fizeram batizar também receberam o dom
do Espírito Santo.
O sacramento da Crisma quer reavivar em cada fiel, agora jovem, esta
plenitude do Espírito Santo para que ele seja testemunha de Cristo no mundo.
Desde o dia de Pentecostes os Apóstolos, para cumprir a vontade de
Cristo, comunicaram aos batizados, pela imposição das mãos, o dom do Espírito
que leva a graça do Batismo à sua consumação.
Para melhor significar o dom do Espírito Santo, A Igreja acrescentou à
imposição das mãos uma unção com óleo perfumado (crisma). O “cristão” é aquele
que é “ungido” e que deriva a sua origem do próprio nome de Cristo, ele que
“Deus ungiu com o Espírito Santo” (At 10,38). Este rito de unção existe até os
nossos dias, tanto no Oriente como no Ocidente.
Nos primeiros séculos, a Confirmação era em geral uma só celebração com
o Batismo, formando com este, segundo a expressão de S. Cipriano, um
“sacramento duplo”. Com o aumento dos batizados de crianças ao longo do ano
todo, e a multiplicação das paróquias (rurais), e dioceses, não é possível mais
a presença do Bispo em todas as celebrações batismais. No ocidente, como se
reserva ao Bispo a complementação do Batismo, houve a separação dos dois
sacramentos em dois momentos distintos. O Oriente manteve juntos os dois
sacramentos, tanto que a Confirmação é ministrada pelo presbítero que batiza.
Mas o presbítero só pode ministrar a Crisma com o óleo (“mýron”) consagrado por
um Bispo.
A Confirmação aperfeiçoa a graça batismal; é o sacramento que dá o
Espírito Santo para enraizar-nos mais profundamente na filiação divina,
incorporar-nos mais firmemente a Cristo, tornar mais sólida a nossa vinculação
com a Igreja, associar-nos mais à sua missão e ajudar-nos a dar testemunho da
fé cristã pela palavra, acompanhada das obras. Pela Crisma o Espírito Santo dá
coragem e sabedoria ao cristão para viver esta missão.
A Confirmação, como o Batismo, imprime na alma do cristão um sinal
espiritual ou indelével; por isso só se pode receber este sacramento uma vez na
vida.
Um candidato à Confirmação que tiver atingido a idade da razão deve
professar a fé, estar em estado de graça, ter a intenção de receber o
Sacramento e estar preparado para assumir sua função de discípulo e de
testemunha de Cristo, na comunidade eclesial e nas ocupações temporais. Essas
são as exigências da Igreja para que um jovem seja crismado com o devido
preparo, para que possa receber os frutos e os efeitos desse Sacramento. Não
pode ser uma coisa mecânica e feita sem preparação.
Prof. Felipe Aquino
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