Fazenda

A Fazenda
A Fazenda Obra Nova fica na estrada do Campestre, nº 5.450, Bairro Conceição, São Sebastião do Caí, RS. Caixa Postal 109. CEP 95.760-000.
E-mail: ctm.obranova.sma@gmail.com



Quer ser um sócio dessa obra?
Entre em contato:
Darlete: (51) 9.9644-0356
Paulo Daniel: (51) 9.9656-4339
Paulo Zanello: (51) 9.9584-2603


Metodologia de Tratamento

Programa Terapêutico:

O tratamento é realizado em regime de internação voluntária, com duração de 9 meses, durante os quais os dependentes contam com a assistência psiquiátrica , de monitores e de voluntários.
O processo terapêutico, de cunho biopsicossocial, baseia-se no tripé TRABALHO-DISCIPLINA-ESPIRITUALIDADE, sem uso de medicação específica (o uso desta é feito somente se necessária e prescrita pela psiquiatra).
Trabalho:
                 A laborterapia, além da função de desintoxicação natural, promove o senso de dignidade da pessoa e a autoestima; ativa a consciência de cidadania, fazendo com que a pessoa se sinta útil e participante da construção do seu espaço sócio-político-cultural.
Disciplina:
                  É a disposição interior e exterior para aprender; a consciência de que todo regulamento tem por objetivo promover o bem da comunidade e, em última instância, o do próprio indivíduo; e sobretudo o controle da própria vontade, condição indispensável para realização pessoal e para o exercício da verdadeira liberdade.
Espiritualidade:
                           Não como prática exterior de um culto religioso, mas como consciência do sentido de transcendência, ou seja, a convicção de que o homem é impulsionado por valores não apenas materiais e transitórios, mas também metafísicos, espirituais, permanentes.
Constituem atividades terapêuticas de participação obrigatória:
·       palestras informativas;
·       dinâmicas de grupo;
·       atendimento psiquiátrico;
·       elaboração individual de programa de prevenção da recaída;
·       atividades culturais;
·       participação diária na rotina de limpeza, organização, cozinha, horta, etc.;
·       laborterapia;
·       espiritualidade.
Constituem atividades de participação opcional:
·       práticas esportivas;
·       atendimento espiritual individualizado.
Trazer no dia da internação:
·       travesseiro;
·       roupa de cama;
·       higiene pessoal;
·       roupas simples e adequada para a atual estação.
Valor mensal:
·       Um salário mínimo.
Obs.: No dia da internação paga-se uma taxa de inclusão do mesmo valor da mensalidade e NÃO é devolvido o valor em caso de haver desistência do tratamento em um ou mais dias.

Estas são algumas fotos da Fazenda Obra Nova, onde recebemos os dependentes químicos e proporcionamos nove meses de tratamento para a recuperação. Queremos devolvê-los, livres, para Deus!


A Fazenda Obra Nova de Recuperação Terapêutica






A entrada


A entrada




Nossa Capela


Ainda a Capela


Refeição num dia de visita


A casa


Santa Missa na Fazenda


Membros da Comunidade Obra Nova na Fazenda


Um ângulo do refeitório


A Capela novamente


A casa


A horta
De onde vem o nosso leite
Dia de visita


















Os doze passos do tratamento de recuperação:


Os Doze Passos do Cristão!

Primeiro Passo – Admitimos que éramos impotentes perante os efeitos de nossa separação de Deus , que tínhamos perdido o domínio sobre nossas vidas.

Ao pôr em prática este passo,  precisamos nos lembrar de que Deus, só Ele, é o todo-poderoso e faz todas as coisas com perfeição. Ao contrário de nós.
Do início ao fim da Bíblia, Deus nos mostra que somos impotentes em nós mesmos e que precisamos de sua intervenção e ajuda. O efeito da separação com  Deus é de impotência, descontrole, frustração, solidão, desamor. Sabemos que Deus nos deu a vida e almejamos fazer algo com ela. Com a nossa força e controle, a vida tem sido insatisfatória. Pensamos que podemos controlar nossas vidas, mas nossos esforços só nos trouxeram mágoas e decepções. Como um paciente que tenta operar-se a si mesmo, tentamos arrumar nossa vida por nós mesmos, mas esta arrumação só cria um dano ainda maior, não a cura. Para a maioria de nós, até a ideia de começar este programa parece estar fora do alcance. Tivemos tantas “cirurgias” fracassadas que estamos completamente desorientados. Tudo bem! Essa percepção é o início de nossa cura espiritual. Deus nos conduziu a este entendimento, pois é Sua tarefa dissipar as nossas ilusões, a nossa parte é admitir nossa impotência.  

“Tudo sem Deus é nada... Mas nada com Deus é tudo...”
                                          
   Oração!

Deus,
Ajuda-me a admitir que tens um plano para minha vida melhor do que o meu;
Ajuda-me a admitir o que não sei;
Ajuda-me a me soltar em Tuas mãos;
Ajuda-me a não temer minhas fraquezas..
mas enfrentá-las;
Ajuda-me a abandonar as minhas ilusões.
Senhor cura minhas feridas, perdoa os meus erros e conduze-me para o caminho da eterna bem-aventurança que escolheste para mim. Amém!!

“Posso, tudo posso, naquele que me fortalece... Nada nem ninguém no mundo vai me fazer desistir...”.
     
  Primeiro Princípio: "Ninguém dá o que não tem".
Pais vazios, filhos frágeis. Escrevia um jovem encarcerado a seus pais: “Porque vocês foram fracos no bem, eu fui forte no mal”. Pais despreparados, filhos desorientados.


___




Segundo Passo – Passamos a acreditar que um Poder superior a nós mesmos poderia                          devolver-nos a sanidade.
Neste Passo, começamos a refletir sobre nosso Poder superior, lembrando sempre que Deus realiza o impossível para nós. Restabelece e redime os cativos, os amedrontados, os fracos e os que perderam toda a esperança. No Primeiro Passo, aprendemos e nos  colocamos no lugar certo para refletir o Segundo Passo. O lugar de impotência!  Deus planta em  nós uma semente de recuperação e restauração em nossos corações impotentes e, como Maria concebeu em seu ventre Jesus sem intervenção humana, Deus não precisa de nossa ajuda, Ele age com o menor sinal de fé em nosso  coração – fé esta que Ele nos concede. Nesta fé, tornamo-nos capazes de trocar o que cremos ser certo pelo o que Deus crê que é certo; em vez de assumir o controle pessoal de nossa vida e destino e confiar em nós mesmos, largamos nosso controle e confiamos apenas Nele, em vez de restabelecê-lo em nós mesmos,  apenas confiamos nossa recuperação em Deus. Acreditamos, muitas vezes, que nos sentimos realmente sãos e salvos em nossos antigos padrões, hábitos e disfunção: em nosso velho cativeiro. Mas com a nossa  fé em Deus vamos estar certos de que Ele, Deus, nos ajudará a ver a sanidade na perspectiva divina; nos capacitará a abandonar velhos padrões de pensamentos e a confiar em seus caminhos. Meus irmãos, vamos crer apenas que Deus existe e é capaz de nos devolver a sanidade. Vamos responder sempre como Maria respondeu  ao anjo que lhe comunicou o plano de Deus para sua vida: “Faça-se tudo em mim segundo tua palavra (vontade)!”       
Oração:

Pai,
Creio que estou ao seu alcance.
Não quero controlar–te, mas quero crer em Ti,
Ressuscita-me desta loucura e “morte”,
 na qual me encontro agora.
Ajuda-me  a lembrar sempre que atuas em minha vida  e que Teu plano é bom;
Sei que me amas assim como sou,
Que me amas mesmo quando não amo a mim mesmo;
Senhor, fica comigo. Amém!!

Segundo princípio: “Os pais também são gente”. 

      
Segundo princípio: “Os pais também são gente”.

Isso quer dizer que os pais não são onipotentes; pelo contrário, devem aceitar suas imperfeições e devem perdoar a si próprios, sem perder sua autoridade, nem desanimar por causa dos problemas.



      Terceiro Passo – Decidimos entregar nossa vontade e nossa vida aos cuidados de Deus, na forma em que o concebíamos.

O Terceiro Passo ajuda-nos a lembrar um aspecto muito importante da natureza divina: Deus não quer nos forçar a tomar decisão contra nossa vontade. Embora Sua vontade seja o melhor para nós, nem sempre estamos dispostos a aceitar esse fato. Precisamos de tempo...
Deus revelou a Noé seus planos de um grande dilúvio, depois deu 120 anos para que Noé aceitasse essa idéia. Revelou a Abraão Seu desejo de fazer uma grande nação com sua semente e esperou a maior parte da vida de Abraão antes de tornar Seu plano realidade. Revelou a Moisés Sua intenção de libertar os escravos hebreus do Egito, lhe deu quarenta anos no deserto como pastor para que se preparasse. Também Deus anunciou à Virgem  Maria seu propósito de fazer um salvador nascer de seu ventre, mas lhe deu trinta anos sendo mãe antes de que ela visse o Messias em seu filho. Todos estes santos  e heróis da fé tiveram de escolher a vontade de Deus, dia a dia. Nos períodos de espera e preparação, precisaram  lembrar-se sempre da promessa e do plano de Deus, e escolheram confiar. Nada foi imposto. Ofereceram-se a Deus como servos voluntários todos os dias.
Admitimos nossa impotência, viemos a acreditar que Deus pode devolver-nos à sanidade e, agora, precisamos decidir entregar nossa vontade e nossas vidas a Seus cuidados. Não tomaremos essa decisão só uma vez, mas todos os dias, muitas vezes por dia. Decidimos que nossa vontade é um modo de morte, mas quando decidimos escolher a vontade de Deus é um modo de vida.  
                                                                                                                                                                                                                                            
Oração:
Deus dou-te minha vida. Guia-me...
Deus de misericórdia, ofereço-me a ti;
Pai celeste, dou-vos graças por me adotares;
Poderoso Deus, dou-te meus fardos...
Rogo-te que me dês teu descanso;
Jesus, sei que entendes minha luta e agradeço-te por também seres humano;
Deus, estou contente por deixar minha direção em tuas mãos. Mantém-me seguro!
Senhor, perdoa minha teimosia e meu medo.
Seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu.                      Amém!!!


“ Tudo passa e passará, tem seu tempo e seu momento. Deus nos ama.. somos amados... pois Seu amor por nós é ETERNO!!!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse nosso programa semanal de rádio na Rádio Comunitária Caiense, das 12h30min às 14 horas e viva momentos de oração e alegria. A Rádio Comunitária Caiense fica na frequência 87.5 e você pode acessar o programa pelo computador, no site http://www.rcc.fm.br/! Esperamos você! Entre em contato pelo telefone também: (51) 3635-3152.