segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

"Sempre que estiverdes em dificuldades, coroai a Mãe de Deus!” Pe. Kentenich

NOVENA DA MÃE, RAINHA E VENCEDORA TRÊS VEZES ADMIRÁVEL DE SCHOENSTATT


“Sempre que estiverdes em dificuldades, coroai a Mãe de Deus!” Pe. Kentenich.
Qual o motivo que nos leva a oferecer a coroa à Mãe de Deus? Por que coroar Maria?
A coroação é expressão de gratidão pessoal, de entrega total e de uma ilimitada confiança no poder daquela que, além de ser Mãe, é Rainha e Vencedora.
Também nós somos convidados a oferecer uma coroa à Mãe e Rainha e a experimentar em nossa vida, em nossa família, em nossa profissão, em nossas aflições, o seu grande poder intercessor junto ao seu Filho Jesus.
“Ela é a grande Missionária! Ela fará milagres!”
A coroação, acima de tudo, é expressão do nosso reconhecimento da dignidade de rainha da Mãe de Deus.
Por isso toda a preparação é uma conquista espiritual para elevar o nosso ser à semelhante dignidade.

PRIMEIRO DIA
MARIA, A ESCOLHIDA PARA SER RAINHA AO LADO DE CRISTO – O REI DO UNIVERSO!

Palavras do Fundador Pe. José Kentenich
“Santo Tomás nos diz que a Mãe de Deus possui uma dignidade sem fim. Onde está a fonte desta dignidade? Maria é a Mãe de Deus. A partir daí, muitos teólogos julgam que seja evidente: Deus podia ter criado um mundo mais belo, mas não uma Mãe de Deus mais bela e maior. Percebemos que eles têm razão quando dizem: com dignidade sem fim, ela possui também um poder sem fim no Reino de seu Filho."
Ela é Rainha em virtude do título que lhe foi conferiu e do título por direito. Com dignidade sem fim, Deus lhe conferiu poder quase infinito, e ela reina ao lado de Jesus, o grande Cristo-Rei. Ela é Rainha ... Ela está ao lado de Jesus, no Gólgota, onde lhe foi dado cooperar e merecer a redenção ... A co-merecedora das graças da salvação é, simultaneamente, a distribuidora das graças da redenção ...” (20.10.1940)
Reflexão
Desde toda a eternidade, Maria foi eleita e preparada para ser a Mãe do Salvador. Além de Mãe, ela é também nossa Rainha.
Maria é Rainha num tríplice sentido: por direito de herança, por conquista própria e de eleição.
Maria é Rainha por direito de herança, de conquista e de eleição, porque pertenceu a uma linhagem real – à descendência de Davi, mas tem o direito de ser chamada Rainha, porque Deus a criou imaculada, cheia de graça, para ser Mãe do Filho de Deus, o Rei do Universo.
Porém, Maria não só em direito a este título, mas também o conquistou pessoalmente. Na Anunciação (Lc 1, 26-38), o anjo lhe diz que o filho, a quem dará à luz, “chamar-se-á Filho do Altíssimo e o seu reino não terá fim!” O anjo Gabriel foi o primeiro a anunciar que Maria, a “cheia de graça”, é Rainha, pois ao lado de cristo, o Rei do Universo, ela deve cooperar com o seu sim na obra da salvação.
Numa vida de lutas e duras provações, Maria conquistou todas as virtudes no mais alto grau possível e comprovou-se como Rainha da fé, da esperança e do amor.
Maria foi eleita Rainha e foi distinguida pelo próprio Deus na sua gloriosa assunção ao céu, quando cingiu sua fronte com uma preciosa coroa, proclamando-a soberana do céu e da terra.
Reconhecendo a dignidade e o poder de Maria como Rainha, procuremos confiar no seu poder intercessor junto a Deus, e peçamos que ela reine e governo em nosso lar, que dirija nossa vida e vença as notas lutas e dificuldades.
Oração
Salve Rainha ...
Aplicação
Reinar quer dizer SERVIR. A exemplo de Maria na Anunciação, procure dizer SIM a Deus quando Ele revelar a sua vontade, oferecendo esta prontidão em servir como uma “pedrinha” preciosa para a coroa da Rainha.

SEGUNDO DIA
MARIA, RAINHA DO CÉU E DA TERRA!
Palavras do Fundador Pe. José Kentenich
“Como a Mãe de Deus está em minha frente? Como Rainha. Olhem hoje, muitas vezes, a coroa e o cetro. Que expressam ambos? Ela é, de fato, a Rainha coroada do céu e da terra. Ela ultrapassa tudo, depois de Cristo, ela é o primeiro e mais perfeito ser que saiu da mão criadora de Deus. Em geral, dizemos que ela é a Rainha dos anjos, dos patriarcas. Que fazemos então? Procuramos pontos de comparação no sentido da Ladainha Lauretanea, procuramos os grandes representantes da imagem humana e dizemos: sim, os apóstolos, os mártires, as virgens são grandes, mas a Mãe de Deus é maior. Dizemos: a Mãe de Deus é maior. Ela é um mundo por si e ultrapassa a toas as criaturas numa distância infinita abaixo de Deus. Ela é a obra por excelência da onipotência divina, da sabedoria e da misericórdia de Deus.” (16.03.1941).
Reflexão
Após a Assunção ao céu (Ap 12, 1), Maria recebeu uma coroa do próprio Deus, como Rainha dos anjos e dos homens. Neste momento, a Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santos, nos apresentam Maria como nossa especial intercessora a protetora junto ao trono celeste.
Lembremo-nos que, de agora em diante, nós possuímos junto ao trono de Deus uma Rainha inteiramente ao nosso dispor para ajudar-nos em nossas grandes preocupações. Ela é a Rainha do Céu e da Terra. Ela sabe tudo o que se passa no mar agitado de nossa vida, e que ser para nós a Estrela a indicar o porto seguro – o coração de Deus-Pai, que está amplamente aberto para nos acolher, abrigar e proteger.
Então, por que temer? Maria é Rainha. Ela quer e pode nos ajudar, porém, espera que lhe abramos o coração e confiemos em seu poder intercessor junto a Deus.
Acreditemos, somos filhos amados de Maria!
Lembremo-nos que, ao contemplar o quinto mistério glorioso, a Coroação de Maria, em cada Ave-Maria estamos proclamando a realeza da Mãe de Deus, a Rainha do Céu e da Terra.
Oração
Querida Mãe e Rainha, você que foi Assunta ao céu, e coroada como Rainha do Céu e da Terra, interceda nesta minha grande aflição e alcance-me a graça que estou lhe pedindo, conforme os planos de Deus Pai. Amém!
Aplicação
Reze e medite hoje, em sua vida, o quarto e o quinto mistérios gloriosos: Assunção de Maria ao Céu e Coroação de Maria como Rainha do Céu e da Terra.

TERCEIRO DIA
MARIA, RAINHA DA FAMÍLIA!
Palavras do Fundador Pe. José Kentenich
“Desde que coroamos solenemente a Mãe de Deus como Rainha, sabemos que queremos representar o reino da querida Mãe de Deus. O que será mais importante neste reino? É o amor. Se, por conseguinte, queremos representar o reino da querida Mãe de Deus, e se Ela dispôs tudo no fundamento do amor, então nossa família deve tornar-se, de modo singular, um reino do amor.”
Reflexão
Maria é a Rainha da nossa família. Será que já pudemos experimentar a realidade desta afirmação?
Encontramos um testemunho de uma família que confiou no poder de Maria como Rainha da Família:
“Quando chegamos naquele ponto de preocupação e aflições que até o ar parecia nos faltar, pois estávamos em sérias dificuldades e muito endividados, a Mãe e Rainha nos acordou para aquela antiga e conhecida ideia do Pe. Kentenich de, nas horas de dificuldades ou alegrias, coroar a Mãe de Deus. Entregar a ela o poder sobre aquela situação ... Escolhemos o dia do aniversário do pai para coroar a Mãe. Preparamos a coroação do dia 27 de junho a 27 de julho. Convidamos nosso Pároco. Ele benzeu a coroa e rezou uma Santa missa em nossa casa. Estávamos só nós e nossos três filhos. O pai colocou a coroa na imagem da Mãe de Deus. Rezamos, pedimos, confiamos cegamente.
No final do ano, nosso contador nos perguntou: ‘Que milagre vocês fizeram? Há tantos anos, vocês vêm pagando juros sobre todos os encargos e, de agosto para cá, nem mais um centavo, e está tudo em dia.’
Nós nos olhamos surpresos e nem nos havíamos dado conta do que estava acontecendo. Claro! Coroamos a Mãe de Deus em 27 de julho. Em agosto e dali em diante, tivemos bons negócios. O primeiro deles foi quando um senhor veio adquirir móveis, eletrodomésticos, estofados, etc., para duas casas novas. Pagamento a vista!
Vencida uma batalha, surgiram outras dificuldades. Coroamos a Mãe na fábrica, numa e na outra loja e sempre a Mãe e Rainha se revelou. Rezamos diariamente, na oração da noite, a oração da coroação. Para nós, o ponto de segurança é a Mãe e Rainha. Há dias em que, muitas vezes, tudo dá errado. Não há lugar onde se encontrar segurança e amparo. Mas sabemos que há um lugar seguro, onde se pode rezar, chorar, pedir, e se encontra a solução e o novo ânimo. Este lugar é junto da Mãe de Deus coroada em nossa família.”
Também nós podemos recorrer a Maria e oferecer-lhe uma coroa, proclamando-a Rainha da nossa família. Ela quer realizar milagres da graça em nosso lar.
Preparemos espiritualmente a coroa (juntamente com nossa família e as famílias que recebem a visita da Mãe e Rainha).
Preenchamos a coroa com orações, sacrifícios e renúncias no período desta novena.
Oração
Tudo o que sustento e o que suporto, o que digo e o que arrisco, o que penso e o que amo, os méritos que obtenho, o que dirijo e conquisto, o que me causa sofrimento, o que me traz alegria: O que sou e o que tenho te ofereço como dom de amor, para a sagrada fonte de graças que do teu Santuário jorra cristalina, para inundar as almas dos que dão a Schoenstatt o seu coração, e para aí conduzir bondosamente todos os que, benigna, queres escolher, e para que frutifiquem as obras que consagramos à Santíssima Trindade. Amém.
Aplicação
Entregue, hoje, a sua família à Mãe e Rainha e confie que ela realizará o milagre da união, da paz e do amor em seu lar, e procure seguir o exemplo da família de Nazaré.

QUARTO DIA
MARIA, RAINHA DE NOSSO CORAÇÃO.
Palavras do Fundador Pe. José Kentenich
“Não queremos deixar-nos confundir pela queda e inversão de valores do mundo e do tempo atual. Sabemos que, em determinadas épocas, inverte-se a escala de valores. ... Sabemos, por nossa própria vida e experiência, que o mais belo e mais precioso que temos para presentear é o nosso coração. O Deus Eterno sempre deseja receber o coração. Possuindo-o, Ele possui o homem todo. ... A quem eu entregar o meu coração, entrego toda a minha pessoa. ... Se dissermos com coragem: ‘minha vida à minha Rainha!’, isto significa: meu coração à minha Rainha. ... No futuro, o nosso coração deverá pertencer à Mãe de Deus. Se conservarmos o nosso coração regiamente livre para a Rainha do céu, se o conservarmos puro, nobre e intato no sentido do estado de vida a que pertencemos, então, um dia, na eternidade, este coração pulsará junto do coração régio da Mãe de Deus e de Cristo, o Rei.” (20.10.40)
Reflexão
Pe. Kentenich nos ensina que a Mãe de Deus, devido à sua dignidade quase infinita, tem “poder quase infinito”. Ela quer exercer este poder quase infinito sobre o nosso coração para renovar o mundo em Cristo.
O mundo em que vivemos está dominado pela desordem, pela agitação e pela angústia, porque o coração dos homens perdeu a sua harmonia, aquela maravilhosa ordem interior que Deus tinha previsto para eles O mundo somente poderá ser renovado na ordem e na harmonia, se a Mãe de Deus for coroada como Rainha de nosso coração, para nele restabelecer a harmonia, a paz interior e a ordem do amor.
Também nós somos convidados a coroar Maria como Rainha do nosso coração. Na família em que Maria é Rainha dos corações, ela também torna-se Rainha da família, e a família torna-se um pequeno reino de Cristo, uma célula viva de um mundo renovado pela graça de Cristo. Maria protege contra todo o mal.
Oração
Querida Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, eu lhe entrego a coroa de Rainha do meu coração. Forme-o segundo o seu coração de Mãe e o coração de seu Divino Filho!
Aplicação
Para que Maria, a Rainha de seu coração, possa operar milagres na sua vida, não se queixe do seu sofrimento e, a exemplo de Maria, medite esta permissão de Deus em seu coração.

QUINTO DIA
MARIA, RAINHA NAS DIFICULDADES
Palavras do Fundador Pe. José Kentenich
A Mãe de Deus governa pelo amor.  Na Sagrada Escritura, lemos a bela palavra: Ela deu à luz o seu Primogênito. Onde estão os que nasceram depois? Somos nós.
A Rainha do reino é, também, a Mãe de todos os membros do reino, mas mãe num sentido singular. Posso chamar uma rainha de mãe do povo. A Mãe de Deus, porém, é minha mãe no verdadeiro sentido. A Mãe de Deus, a Rainha que reina por seu amor. Qual é o motivo mais profundo? Porque todos os súditos do seu reino são, ao mesmo tempo, filhos do seu seio. ... Por isso, temos uma só tarefa: não devemos nos preocupar, nos presentear à Mãe de Deus e ela governa pelo amor” (23.03.1941)
Reflexão
Pe. Kentenich aconselha: “Quando estiverdes em dificuldade, coroai a Mãe de Deus!”
Maria, como Rainha nas dificuldades, quer tomar em suas mães de Rainha a nossa aflição. Nas Bodas de Caná (Jo2, 3 ss), ela assumiu a preocupação dos noivos, a falta de vinho. Quando Maria chegou junto a Jesus para dizer-lhe: “Eles não têm mais vinho!”, ela esperava do Senhor um milagre, e Jesus, como Senhor dos tempos e Rei do Universo, realiza o primeiro milagre nas Bodas de Caná, a pedido de Maria.
Também a nós, estas palavras da Mãe e Rainha: “Eles não tem mais vinho!”, deve inspirar grande confiança e certeza de vitória.
Maria é a Rainha nas nossas dificuldades, quer se trate de uma dificuldade familiar, econômica, espiritual, física. Ela, de modo semelhante, como o fez em Caná, agora está junto de Cristo Rei pedindo por nós, como Mãe e Rainha intercessora.
Pe. Kentenich coroava a Mãe de Deus cada vez que algo não dava certo, e ela sempre se revelou como Rainha vitoriosa em todas as dificuldades.
“Em qualquer dificuldade – dizia o Pe. Kentenich – o melhor meio para alcançar a vitória é a coroação da Mãe de Deus”.
Oração
“Rainha, eu creio em vosso poder.
Ó Mãe Admirável, eu creio sem ver.
Vossa soberania vitoriosa me dá alento e confiança que não falhará.
Eu vos amo, ó Mãe que sempre me amais.
Eu vos amo também quando nada me dais.
Aumentai a minha fé, a confiança e o ardor.
Em tudo me dai conhecer vosso amor.”
Pe. J. Kentenich
Aplicação
Oferte muitas vezes a coroa à Mãe e Rainha, dizendo: Aceite a coroa de meu amor! Mãe, eu a coroo Rainha desta dificuldade!

SEXTO DIA
A COROAÇÃO, EXPRESSÃO DE NOSSA GRATIDÃO
Palavras do Fundador Pe. José Kentenich
“A Rainha merece nossa gratidão. Se recordarmos o que a Mãe de Deus já foi para a nossa família, nunca nos cansaremos de dizer que ela se mostrou admiravelmente poderosa. ... Quantas lutas tivemos que travar, chegando ao fim sempre com os dois pés no chão. Nós o suspeitamos! A Mãe de Deus sempre dirigiu a barquinha da nossa família. Esta é nossa convicção firme. ... Deo gratias! Ela foi Rainha! Se a Mãe de Deus não nos tomasse sob seu manto protetor, se não nos carregasse, dirigisse e regesse, onde estaria o gênio humano capaz de levar vitoriosa, através de todos os escolhos, uma família como a nossa? Tudo o que esperamos de nossa família, esperamos sempre de Deus. Sabemos muito bem que Maria só nos pode dar tudo em dependência de Deus; mas Ela tem que ajudar a nossa família, como sempre ajudou.” (1939)
Reflexão
Através da coroação, Maria se tona a nossa intercessora e, como Rainha, quer distribuir muitas graças. E nós, como filhos de Maria, temos muito a agradecer: agradecer por todas as graças que já recebemos em nossa vida, através da visita da Mãe e Rainha em nosso lar. Quantas vezes já experimentamos a sua ajuda, sua presença e seu auxílio. Todas essas graças deveriam impulsionar-nos a agradecer. Por isso, o oferecimento da coroa à Mãe de Deus, no sentido da gratidão, é sinal e expressão de confiança de nossa parte, que o nosso pedido será atendido.
Agradecer é pedir duas vezes. O ato de agradecer é expressão de profunda confiança. “Pedi e recebereis. Batei e vos será aberto. SE vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai do céu vos dará o Espírito Santo, se lho pedirdes.” (Lc 11,5). Ainda mais se o pedirmos pela Mãe e Rainha, expressando a nossa gratidão, oferecendo a Nossa Senhora a coroa de nossas contribuições ao Capital de Graças.
Por que agradecemos? Não só por tudo quanto já recebemos pessoalmente em nossa vida, mas também por aquilo que nossa família recebeu. Como devemos ser agradecidos, porque a Mãe e Rainha, desde que entrou em nossa casa, revelou-se como aquela que realiza milagres. E os realizará tanto mais quanto mais formos pessoas agradecidas à Mãe de Deus. Por isso, toda coroação é expressão de gratidão, por ela ser nossa Mãe e por seu cuidado e sua preocupação por nós.
Oração
Por tudo, cordialmente agradecemos, filial amor, ó Mãe, te oferecemos. O que faríamos se, com tanto ardor, não nos cuidasse teu materno amor?
De grandes aflições nos libertaste, com fiel amor, a ti nos cativaste. Eternamente quero graças dar e sem reservas a ti me consagrar. Pe. José Kentenich
Aplicação
Seja, hoje, uma pessoa agradecida, dizendo muito obrigado a quem lhe fizer um obséquio, por pequenino e insignificante que seja.

SÉTIMO DIA
A COROAÇÃO, EXPRESSÃO DE NOSSA ENTREGA TOTAL
Palavras do Fundador Pe. José Kentenich
“Nossa vida à nossa Rainha! Que aspecto tem nossa vida? É consagrada à Rainha! Sendo consagrada à Rainha, deve ser uma vida régia. ... Tudo deve ser régio, também o modo de tratar todos os meus sentidos: os olhos, as mãos, tudo o que sou e tenho. ... Nossos sentidos são régios quando pertencem a Deus. ... Régio seja principalmente o interior de minha alma: meus pensamentos, minha vontade e, mais que tudo, meu amor. Especialmente o meu coração deve ser régio, este coração é o mais belo presente que recebi do bom Deus. O que deve acontecer com meu coração? A raia de todo o nosso ser régio é o afeto do coração. Meu coração deve amar; foi para isso que o recebi. Eis o máximo: meu amor à minha Rainha! ... Deve ser um coração régio. A quem devo amar? Ao Deus eterno e a tudo o que estiver em ligação com Ele. A Mãe de Deus deve conduzir-nos a Jesus; nós queremos dar-nos a Jesus e, em Jesus, à Mãe de Deus e ao eterno Deus.”
Reflexão
Nossa Senhora merece o mais precioso, o melhor que possuímos. Quando preparamos um presente para uma pessoa muito amada, escolhemos o melhor e, mesmo que seja bem simples, colocamos nele todo o nosso amor.
O mais precioso que podemos oferecer à Mãe de Deus não são valores materiais, mas o nosso amor. Todo amor filial coroa. Todo amor filial quer presentear, dar provas do seu amor. Nós coroamos a Mãe de Deus porque a amamos, porque queremos causar-lhe alegria; por isso, o presente mais precioso que podemos oferecer à Mãe e Rainha, como expressão de entrega total, é o nosso próprio coração, sendo um vassalo, um servo da Rainha aqui na Terra. Por essa entrega, a Mãe e Rainha completará a nossa alegria, a nossa felicidade, tomando a nossa vida e nosso futuro e suas mãos. Ela cuidará de nós e da nossa família com ilimitados direitos maternais. Levemos conosco como compromisso deste dia, o que o Papa Pio XII falou sobre a realeza de Maria:
“Vós, coroando a imagem de Nossa Senhora, assinastes com o atestado de fé na sua realeza, o de uma submissão à sua autoridade, de uma correspondência filial e constante ao seu amor. Fizestes mais ainda, alistastes-vos CRUZADOS para a conquista ou reconquista do seu Reino, que é o reino de Deus. Quer dizer: obrigastes-vos a trabalhar para que ela seja amada, venerada, servida em volta de vós, na família, na sociedade, no mundo.” (Encíclica sobre a Realeza de Maria. Pio XII)
Oração
Querida Rainha e Soberana! Eis-me aqui como seu instrumento e servo, a fim de ajudar a edificar o Reino do seu Filho Jesus!
“Recebe, Senhor, pelas mãos de minha Mãe, a doação total de minha liberdade soberana. Recebe a memória, os sentidos e a inteligência. Recebe tudo como prova de amor. Recebe por inteiro o coração e toda a vontade e, assim, sacia em mim o verdadeiro amor. Minha maior felicidade é devolver-te sem reservas tudo o que me deste.”
Aplicação
Seja, hoje, alegre e amável. Aproveite cada oportunidade para servir, para causar uma alegria àqueles que convivem com você.

OITAVO DIA
A COROAÇÃO, EXPRESSÃO DE UMA GRANDE CONFIANÇA NO PODER DA MÃE DE DEUS
Palavras do Fundador Pe. José Kentenich
“Todos os dias coroamos de novo a Mãe de Deus e com isto lhe dizemos: Tu és a Torre de Davi, a Torre de marfim! Tu tomaste os cuidados por nossa Família, tu, a Arca da Aliança, a Arca de Noé. Tu deves conduzir nossa família através de todas as tempestades do tempo. Nós não o  podemos. Nisto consiste o mistério de nossa segurança: a Mãe de Deus, como Rainha da Família, está no leme e, sempre de novo, damos-lhe o leme e as velas na mão. Enquanto tivermos esta atitude, nada temos a temer. ... Estamos bem na medida em que soubermos dar a resposta certa a todos os acontecimentos e dificuldades: é tua coisa, tu deves fazê-lo, Mãe de Deus! Ela é a grande Regente, que assume a responsabilidade de cuidar de nós”.
Reflexão
Sempre que ofertamos à Mãe de Deus a coroa, confessamos e confirmamos nossa confiança no seu poder maternal. Coroar é confiar, é entregar a Maria o direito de reger e governar a nossa vida. É proclamá-la Rainha da nossa vida, crer que não há graça que ela não nos possa alcançar; ela nos intercede graças capazes de resolver as situações mais complicadas ... isto tudo porque Deus lhe conferiu poder.
No mundo em que vivemos, as forças do mal parecem cantar a vitória. Com certeza, já pudemos experimentar a aflição e insegurança perante o bem de nossa família, os desafios do trabalho e a fragilidade de nossa própria natureza. Este reconhecimento deve nos impelir aos braços de Deus e a coroar Nossa Senhora, como expressão de nossa grande confiança no seu poder: TUDO SAIRÁ CERTO.
Se nós nos confiarmos a ela, encontraremos uma fonte de toda tranquilidade e segurança. No Cenáculo, os apóstolos puderam experimentar a confiança no poder de Maria e, graças à sua intercessão, receberam o Espírito Santo, perderam o medo e começaram a evangelizar.
Se não formos atendidos logo em nosso pedido, insistamos, perseveremos! Nada hemos de temer. Porém, se Deus tiver planos diferentes, queremos pedir à Rainha que ela nos interceda a graça de reconhecer e aceitar tais planos, mesmo se for difícil. Continuemos rezando com persistência e humildade, a exemplo de Maria e os apóstolos no Cenáculo.
Oração
Confio em teu poder e em tua bondade, em ti confio com filialidade. Confio, cegamente, em toda situação, Mãe, no teu Filho e na tua proteção. J. Kentenich
Aplicação
Procure se exercitar, hoje, na paciência com o próximo. Não se irrite se ele o fizer esperar ou entristecê-lo. Ofereça tudo a Maria e confie!

NONO DIA
MÃE E RAINHA, ACEITA A COROA!
Palavras do Fundador Pe. José Kentenich
“Sabemos muito bem que o amor não é somente uma força que assemelha, mas também une. A força do amor chama-se transmissão de vida! Por isso, não é uma naturalidade que, se eu entregar o sangue do coração, e todo o meu amor para a Rainha do mundo, a mim algo do seu ser régio será transmitido vitalmente, não só à minha atitude, mas a todo o meu procedimento!” (20.10.1940)
Reflexão
Oferecer a coroa a Maria é colocar-se, com Nossa Senhora, a serviço do Reino de Deus Pai, justamente nesta época, em que, mais do que nunca, poderes divinos e diabólicos se defrontam disputando a vitória sobre o coração humano.
A coroação da imagem da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt nos traz a feliz realidade de que Deus quer ir ao nosso encontro através de Nossa Senhora, e nos conduz, juntamente com nossa família, por todas as situações, à certeza da vitória. E, ao mesmo tempo em que você oferece a coroa à Mãe e Rainha, ela assume a responsabilidade de permanecer para sempre a Regente, a Advogada e Intercessora de sua vida, de sua família.
Toda coroação é símbolo e expressão do amor, de um amor que nasce do reconhecimento: a Mãe e Rainha nos ama. Ela nos amou primeiro. Manifestou o seu amor com inúmeras provas de seu cuidado e solicitude maternais. Tal experiência de amor em nossa vida faz crescer a confiança e, com ela, a necessidade e a felicidade de coroar.
Para que possamos receber graças especiais, no dia da coroação, e nossos pedidos atravessem as nuvens e cheguem ao trono da Rainha, é muito importante purificar o nosso coração através de uma boa confissão. Procuremos romper relações ilícitas, vencer inveja e ciúmes, estender a mão ao inimigo para reconciliar-nos com ele, amar a Deus sobre todas as coisas, entregando-lhe inteiramente o nosso coração, e amar o próximo como a nós mesmos.
Deste modo estaremos preparados, com o coração purificado, para entregar a coroa à Mãe e Rainha, e ela se revelará como a grande vencedora de todas as batalhas de Deus. Por isso, deixemos transbordar em nosso coração ilimitada confiança para, se estiver nos planos de Deus, continuar sofrendo tanto tempo quanto for necessário. Mas, acima de tudo, lembremo-nos de que um servo de Maria jamais perecerá.
E agora confiemos, com toda a singeleza, que, ao oferecer a coroa a Nossa Senhora, ela intercederá ao seu Filho Jesus e ele não desiludirá a nossa esperança.
Oração
Mãe e Rainha, aceite a coroa!
Mãe e Rainha, aceite a coroa!
Mãe e Rainha, aceite a coroa!
Aplicação
Prepare-se, hoje, para uma boa confissão e realize-a.

ORAÇÃO DE COROAÇÃO
Sacerdote: Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, nós vos saudamos! Olhai para os vossos filhos aqui reunidos, que, com especial amor e carinho, prepararam a coroa em vossa honra. Rainha da Eleição do Papa e do futuro Papa, aceitai a coroa!
Todos: Mãe e Rainha! Queremos, hoje, reconhecer o vosso régio poder sobre nossos corações, sobre os cardeais, sobre a eleição do Papa e sobre o futuro Papa. Acolhei, em vosso coração de Mãe, a nossa luta como Igreja e o nosso anseio de paz e de união. Defendei-nos dos perigos que nos ameaçam e protegei a Igreja, a eleição papal e o futuro Papa.
Em união com o Santo Padre, nós vos pedimos: Fazei que, a exemplo dos primeiros cristãos, modelo para a Igreja, desperte e cresça sempre mais na Igreja e no conclave, a vida na graça, que Jesus, vosso Filho e nosso Salvador, veio trazer ao mundo. Transformai-os em instrumentos dóceis do Espírito Santo, que rezem e pratiquem, o amor ao próximo e à Igreja.
Mãe e Rainha, recebei a coroa e com ela todas as nossas orações e sacrifícios que vos oferecemos durante esta novena em preparação à coroação. Aceitai tudo em vosso Capital de Graças.
Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, recebei a coroa e sede a Rainha do conclave de eleição do novo Papa e daquele que for eleito. Amém.

Neste momento, coloca-se a coroa na Imagem da Mãe e Rainha.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse nosso programa semanal de rádio na Rádio Comunitária Caiense, das 12h30min às 14 horas e viva momentos de oração e alegria. A Rádio Comunitária Caiense fica na frequência 87.5 e você pode acessar o programa pelo computador, no site http://www.rcc.fm.br/! Esperamos você! Entre em contato pelo telefone também: (51) 3635-3152.