sexta-feira, 27 de maio de 2016

Contrição perfeita e imperfeita


A parábola do filho pródigo nos dá a ocasião para meditarmos sobre o verdadeiro arrependimento (contrição perfeita).
Depois de sua aventura no mundo do pecado, o filho mais novo cai em si e resolve voltar para a casa do pai, não como filho, mas como servo. Trata-se da atrição (contrição imperfeita): o arrependimento que nasce no momento em que o pecador vê o quanto ele mesmo saiu prejudicado com sua vida no desvario.
Ao ver o pai que corre ao seu encontro, o filho pode iniciar o processo de verdadeira e perfeita contrição: um arrependimento que brota da dor de ter ofendido a Deus, de ter ferido o seu coração de Pai.
Para o aprofundamento, colocamos abaixo os textos do Catecismo da Igreja Católica, do Concílio de Trento e alguns atos de contrição.
Catecismo da Igreja Católica
A Contrição
1451 – Entre os atos do penitente, a contrição vem em primeiro lugar. Consiste "numa dor da alma e detestação do pecado cometido, com a resolução de não mais pecar no futuro" (Concílio de Trento, Sess. 14ª, Doctrina de sacramento Paenitentiae, c. 4: DS 1676).
1452 – Quando brota do amor de Deus, amado acima de tudo, contrição é "perfeita" (contrição de caridade). Esta contrição perdoa as faltas veniais e obtém também o perdão dos pecado mortais, se incluir a firme resolução de recorrer, quando possível, à confissão sacramental (cf. Concílio de Trento, Sess. 14ª, Doctrina de sacramento Paenitentiae, c. 4: DS 1677).
1453 – A contrição chamada "imperfeita" (ou "atrição") também é um dom de Deus, um impulso do Espírito Santo. Nasce da consideração do peso do pecado ou do temor da condenação eterna e de outras penas que ameaçam o pecador (contrição por temor). Este abalo da consciência pode ser o início de uma evolução interior que ser concluída sob a ação da graça, pela absolvição sacramental. Por si mesma, porém, a contrição imperfeita não obtém o perdão dos pecados graves, mas predispõe a obtê-lo no sacramento da penitência (cf. Concílio de Trento, Sess. 14ª. Doctrina de sacramento Paenitentiae, c. 4: DS 1678: ID., Sess. 14ª, Canones de sacramento Paenitentiae, can. 5: DS 1705).
Via pe. Paulo Ricardo.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse nosso programa semanal de rádio na Rádio Comunitária Caiense, das 12h30min às 14 horas e viva momentos de oração e alegria. A Rádio Comunitária Caiense fica na frequência 87.5 e você pode acessar o programa pelo computador, no site http://www.rcc.fm.br/! Esperamos você! Entre em contato pelo telefone também: (51) 3635-3152.