Querida Mãe!
Chegaste ao fim de tua caminhada com a Mãe de Deus, na espera de teu filho. Não foram meses realmente abençoados? Teu esforço neste peregrinar, para te tornares reflexo da Mãe do Senhor, certamente te conscientizou também de tua limitação. O esplendor da querida Mãe de Deis rebrilha em infinda beleza diante de nós.
Não te aflijas se ainda não consegues concretizar o que aspiras. O ideal de ser pequeno reflexo de Maria, não se alcança perfeitamente aqui na terra. Se te orientares sempre na vida exemplar da querida Mãe de Deus, aos poucos ela te transformará. Agora, que teu filho já é nascido, tens em tuas mãos um presente do céu. A Mãe de Deus está sempre a teu lado para ajudar-te. Ajoelha-te espiritualmente no Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt e reza:
“Por tudo, cordialmente agradecemos,
filial amor, ó Mãe, te oferecemos.
Que faríamos se, com tanto ardor,
não nos cuidasse teu materno amor?!
De grandes aflições nos libertaste,
com fiel amor, a ti nos cativaste.
Eternamente quero graças dar e,
sem “reserva, a ti me consagrar” (P. José Kentenich, RC 559-560).

Oferece mais uma vez ao Pai, pelas mãos de Maria Santíssima, toda a dor e aflição por que passaste. Corajosamente superaste as dores de tua “hora difícil”. É como disse o Salvador: “Quando a mulher está para dar à luz, fica triste porque chegou sua hora. Mas, depois que deu à luz a criança, já não se lembra da aflição, por causa da alegria que sente de haver nascido um homem no mundo” (Jo 16,21).
A alegria e a felicidade pela vinda de teu filho enriquecem teu lar. Teu filho é preciosa dádiva que Deus te concedeu. Certa vez, disse o Senhor: “Todo aquele que recebe a um destes pequeninos, em seu nome, a mim é que recebe” (Mc 9,37).
Deus aceita o amor com que cercas teu filho, como se lho dedicasse diretamente a Ele. Teu esposo que, pela primeira vez ou novamente, se tornou pai, participa de tua alegria. Este amor mútuo já encontrou sua realização nesse pequenino ser. Que esta felicidade conduza à mais profunda união de almas de um com o outro.
Considera também outra mensagem de Cristo: “Quem fizer cair no pecado a um destes pequeninos que crêem em mim, melhor seria que lhe atasse uma pedra de moinha ao pescoço e o lançasse ao mar!” (Mc 9,42).
Estas palavras jamais deverão atingir-te!
Permanece sempre consciente da responsabilidade que assumiste pelo teu filho.É grande a tarefa que tens a realizar!
Como mãe, certamente tudo farás para educar bem o teu filho. Lembra-te também que teu esforço e bom exemplo terão influência decisiva no desenvolvimento de suas aptidões. Para não ficares sem amparo em tua sublime tarefa, toma Maria como modelo. Ela é o ideal da mulher e da mãe. Permanece, pois, na escola de educação da Mãe de Deus, da Mãe. Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Ela, então, participará de tua tarefa educativa, ajudando-te a resolver os problemas na educação, pois quer que teu filho se torne uma personalidade autêntica. Segundo a vontade de Deus, ele foi destinado para o céu, isto é, para a santidade. Deve desabrochar em plena florescência nesta NOVA PRIMAVERA DA IGREJA – por que tanto ansiamos.
Enlaça-te, pois, intimamente com Maria, para que teu filho alcance o fim para o qual foi criado. Então, ele encontrará o caminho glorioso para o céu, onde tu e ele estarão unidos eternamente, e onde receberás a recompensa por toda a tua fidelidade e amor de mãe. Faze, de maneira bem profunda, uma Aliança de Amor com a Mãe de Deus. Consagra teu filho à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Renova diariamente esta consagração:
“Ó minha Senhora e minha Mãe, eu me ofereço toda a vós e, em prova de minha devoção para convosco, vos consagro neste dia meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou vossa, o incomparável Mãe, guardai-me, defendei-me como coisa e propriedade vossa. Amém”.
nossa senhora rainha
CONSAGRAÇÃO DO RECÉM-NASCIDO
Querida Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt! Eis-nos aqui, prostados diante da vossa imagem (em vosso Santuário) para consagrar-vos o(a) nosso(a) filho(a), que recebemos como dádiva preciosa das mãos paternais de Deus.
Estamos conscientes da grande missão que nos foi confiada e da grande responsabilidade que assumimos, como pais cristãos, de educá-lo(a) para Deus e para a Pátria. Conhecemos também os muitos perigos a que está exposto(a) na vida. Por isso, cheios de confiança em vosso grande amor, sabedoria e poder de Mãe e Educadora, nós vos pedimos: aceitai nosso(a) filho(a) como vossa inteira propriedade. Guardai-o(a) em vosso coração e sob vossa constante proteção. Educai-o(a) e guiai-o(a) pela vida; assisti-o(a) nas horas de perigo e tentação; livrai-o(a) de todos os males do corpo e da alma. Conservai nele(a), para sempre, o tesouro da graça santificante. Tornai-o(a) bom(a) cidadão(ã), útil à sociedade.
Mãe de Deus, o(a) …………….. vos pertence para sempre. Recebei seus olhos, seus ouvidos, sua boca, seu coração e todo o seu ser. Acompanhai-o(a) com vossa bênção em todos os momentos de sua vida.
E a nós, pais e padrinhos, ajudai-nos a cumprir a nossa missão, como representantes de Deus para o(a) nosso(a) filho(a). Dai-nos tudo o que necessitamos em bens espirituais e materiais para torná-lo(a) feliz nesta e na outra vida. Amém.

NOVENA PARA MÃES GESTANTES- 9º MÊSQuanta ansiedade mamãe!

Sua grande jornada está chegando ao fim e logo terá seu amado bebê nos braços!
Deus é muito bom por ter nos concedido este dom maravilhoso, o dom de gerar a vida, o dom de SER MÃE!
Vamos às orações mamãe!
Mas, primeiro confira se já fez as orações anteriores: Novena para mães gestantes
ORAÇÃO PARA A MEDITAÇÃO DE CADA MÊS
“Ó Mãe, cheia de graça, protege o meu filho!
Se algum perigo o ameaçar, estende logo tua mão materna.
Ele ainda não nasceu, Mas quero que já te pertença.
Consagro-o a ti por toda a vida.
A ti o entrego, nada melhor posso fazer.
Abrigada em tua proteção, tranquilamente o espero.
Ó Mãe, cheia de graça, cuida do meu filho para que,
em breve, venha ao mundo, bem tranquilo e sadio. Amém”
(Do livro: “Gotteslob der Familie”).
O MILAGRE DA NOITE SANTA
“Eis a inefável rosa, que de Jessé nasceu. Jamais flor tão mimosa, na terra apareceu! Brotou dela um botão, que ao mundo trouxe a luz de paz e salvação” (cf. Is 11,1).
Em meio à espera santa e silenciosa do Filho de Deus, chegou o inesperado decreto que exigiu, de Maria, uma grande prova de fé: o recenseamento. José e Maria deviam alistar-se em Belém – a cidade de Davi – justamente no momento culminante em que a Virgem-Mãe sabia chegar a sua hora. O que Deus Pai queria com este fato? Quem de nós não se compadeceria da futura Mãe? Maria, porém, não perguntou por que o Pai assim o permitiu. Com José, ela empreendeu a difícil caminhada até Belém. Lá a esperava uma desilusão dura e amarga; ela e seu Filho seriam rejeitados pela dureza do coração dos homens. Nenhum lugar para eles, além do frio estábulo! Segundo a vontade de Deus, ai realizou-se, o Milagre da Noite Santa: Veio ao mundo o Filho de Deus feito criança. Maria trouxe-nos esse rebento, essa preciosa florescência: Cristo – a PRIMAVERA SAGRADA. Porém, sua glória ocultava-se no desamparo de uma criança recém-nascida.
Sem demora, Maria devia partir, precisava fugir para o Egito, pois Herodes queria tirar a vida do seu Filho. O brilho, o milagre da Noite Santa parecia apagar-se na escuridão, no sofrimento e na dor…
Deus poderia ter enviado seu Filho à Terra, no esplendor de sua glória. Contudo, escolheu para Jesus e Maria a glória da humildade e da pequenez, até o sacrifício da cruz.
Mãe abençoada pelo milagre da vida! Como Maria, aguardas tua “grande hora”. Mesmo que não precises empreender uma difícil viagem, como a Mãe do Senhor, estás em meio à incerteza e te invade um certo medo, pois darás à luz um filho, em dores. Mas não receies! Dirige-te à Mãe! Espiritualmente, peregrina com ela a Belém. Suporta com paciência as últimas semanas; tornar-te uma dádiva nas mãos da Mãe de Deus. Lembra-te de que para a “sua hora” ela   encontrou apenas o abrigo de um estábulo. Suporta corajosamente tuas dores, assim como a Mãe de Deus suportou a espada de sete dores, em seu coração; ela será teu amparo e não te abandonará.
Durante nove meses, percorreste um longo caminho com Maria, e agora, que o grande momento se aproxima, entrega-te às mãos da Mãe de Deus. Oferece, desde já, ao Pai Eterno, pelas mãos de Maria, toda a dor e aflição por que passarás. Pede-lhe que tuas dores de parto sejam unidas com o sofrimento de Cristo, para que teu filho receba a graça de nunca se separar dele.
Se Deus permitir que teu filho, ao nascer, seja chamado para a eternidade, considera que se a criança recebeu o Batismo, ela já alcançou o seu fim, a eterna bem-aventurança. E se, não tiver sido batizada antes de morrer, ela não têm responsabilidade diante do que aconteceu. Uma criança que morreu sem Batismo, conforme o parecer da Igreja Católica, alcançará um lugar feliz. Isto será um consolo para ti, caso Deus permita este sofrimento. Portanto, não te preocupes. Confia firmemente em Deus. Como Maria Santíssima, entrega-te à vontade divina e, desta maneira, permanecerás forte e calma.
PROPÓSITO
Como pequeno reflexo de Maria, quero, cada dia e, especialmente na hora do nascimento de meu filho, ser corajosa. Procurarei vencer as dores e aflições, na confiança em Deus, para que Ele conceda a meu filho, a graça de um bom nascimento.

NOVENA PARA MÃES GESTANTES- 8º MÊS

O oitavo mês de gestação é o começo da reta final. O cansaço já começa a dominar e a barriga começa a pesar. Mas tenha paciência! Você está quase lá.
O bebê já está grande para se mexer demais, porém, ainda consegue chutar e girar. Algo muito gostoso e que faz a barriga dar muitas voltas. Você vai poder perceber isso na parede do seu abdômen, a forma de um cotovelo ou um calcanhar pode surgir a qualquer momento. (GestaçãoBebê.com.br)

Vamos às orações mamãe!
Mas, primeiro confira se já fez as orações anteriores: Novena para mães gestantes
ORAÇÃO PARA A MEDITAÇÃO DE CADA MÊS
“Ó Mãe, cheia de graça, protege o meu filho!
Se algum perigo o ameaçar, estende logo tua mão materna.
Ele ainda não nasceu, Mas quero que já te pertença.
Consagro-o a ti por toda a vida.
A ti o entrego, nada melhor posso fazer.
Abrigada em tua proteção, tranquilamente o espero.
Ó Mãe, cheia de graça, cuida do meu filho para que,
em breve, venha ao mundo, bem tranquilo e sadio. Amém”
(Do livro: “Gotteslob der Familie”).
8º MÊS
A GRANDE ESPERA
“Vem, ó vem, Emanuel!” (cf.Is, 7,14).
Durante milhares de anos, a humanidade suspirava pelo Messias, o Redentor do mundo. Seu anseio se tornava sempre mais profundo, e mais suplicante a sua oração: “Orvalhai, ó céus, o Justo…” (cf. Is 45,8). as passagens da Sagrada Escritura ecoam cheias de promessa: “Sairá uma vara do tronco de Jessé e uma flor brotará de sua raiz…” (Is 11,1). “Deus mesmo virá e nos salvará” (Is 35,4).
A humanidade aguardava A NOVA PRIMAVERA… e nem imaginava que tão depressa o céu se abriria. Invisível como o Eterno ao seio da Virgem Maria. Nela tornou-se presente aquele a quem os povos tanto esperaram – o Redentor do mundo.
É o advento da querida Mãe de Deus”
Quem não desejaria permanecer junto de Maria que, em alegria silenciosa, aguardava o nascimento de seu Filho divino? Quem não contaria os dias juntamente com ela? Nessa espera, todo o seu amor, tudo o que sentia pertencia ao Filho, ao Esperado das nações.
Em profunda concentração e santo recolhimento, ela preparou-se para o seu nascimento; sua alma vivia em oração; suas mãos, em contínuo trabalho no cumprimento de seus deveres, em relação aos que a rodeavam. Seu espírito vivia unido ao Filho, em torno dela reinava um clima sagrado. Nenhum pensamento inútil tinha acesso a sua alma. Todos a encontravam de coração aberto e generoso. Não julgava ninguém, mesmo que houvesse maldade a seu redor. A atitude de recolhimento de Maria brotou de seu amor puro e íntimo a Deus. Singela e obscura, seguia seu caminho, unida a Deus em todas as situações.
Mãe abençoada pela graça da espera do filho! Como Maria, vives agora, o teu advento. Esperas um filho que, pela água do santo Batismo, pela graça de Cristo, se tornará filho de Deus, para uma florescente PRIMAVERA SAGRADA NA IGREJA. Não gostarias de assemelhar-te a Maria nesta espera? Aproxima-se da Mãe de Jesus e prepara-te com ela, que te ensinará a levar uma vida de oração. Domina teus sentidos, e conduze tuas aspirações para além do terrestre, procurando concentrar tua alma e orientá-la para Deus. Maria te ajudará. Consagra-lhe sempre de novo os teus olhos, para que em tudo, vejam o Senhor e descubram as aflições da humanidade. Entrega-lhe os teus ouvidos, para que auscultem os desejos de Deus; tua boca, para que só fale o bem; teu coração, para que pertença totalmente a Ele. Que, pelo domínio de tua natureza, todas as forças de teu ser sejam conduzidas a Deus. Então, serás capaz de silenciar respeitosamente no meio do barulho do mundo, que desconhece o verdadeiro silêncio. Procura fugir de toda a agitação, a fim de estar apta a receber a graça que Deus te quer conceder na interioridade e nos silêncio de teu coração.
“O Senhor é contigo!” Ele está perto de ti!
Singelo seja o teu caminhar para Deus! À semelhança de Maria, fala muitas vezes com o Pai Celestial e agradece-lhe por tua santa vocação. Oferece-lhe, pelas mãos da Mãe e Rainha de Schoenstatt, o teu esforço no trabalho, tuas preocupações e dificuldades. Particularmente neste tempo de espera, necessitas do cuidado paternal de Deus e de sua especial proteção; por isso dirige-te a Ele, frequentemente, em oração. Pensa que tua vida e vida de teu filho repousam totalmente nas mãos de Deus. Recomenda-te sempre de novo a Ele. Por tua profunda união com Deus, na dor e na alegria, crescerá em ti a força de vencer as aflições e, alegre, verás chegar a tua hora. Tua atitude de oração transformará-se-á em bênção para o teu filho. Se o esperas em silêncio e oração, conseguirás formar nele a predisposição para a interioridade e espírito de fé.
“Sou vossa, Majestade amorosa,
a vós eu rendo a alma, silenciosa.
Convosco quero sempre, Pai, estar;
amor, pensar só a vós dedicar.”
PROPÓSITO:
Como pequeno reflexo de Maria, quero esforçar-me para rezar, cada dia, assim como ela o fez. Procurarei exercitar-me no silêncio e cultivar uma profunda união com Deus, como súplica que Ele conceda a meu filho a graça de viver unido a Deus e de amar a vida de oração.

Novena para mães gestantes- 7º mês

Mesmo sem ar nos pulmões, seu bebê começa a fazer alguns exercícios de respiração. Por outro lado, os cinco sentidos estão se desenvolvendo com rapidez. Tomografias do cérebro de bebês nesta fase mostram que os pequenos respondem ao toque e que, se uma luz for colocada diante da barriga das mães, eles tendem a virar a cabeça — o que, segundo especialistas, indica o funcionamento do nervo óptico. A cada dia que passa, seu filho se parece mais com o recém-nascido que será daqui a alguns meses. O cabelo já tem cor e textura, embora depois do nascimento elas possam mudar. Bebês que nascem com cabelo escuro muitas vezes depois ficam com cabelo claro e vice-versa. Fonte: http://brasil.babycenter.com/25-semanas-de-gravidez#ixzz3a17TxhkC Barriga-de-gr-avida-com-sapatinhos-de-beb-u
Vamos as orações mamãe!
Mas, primeiro confira se já fez as orações anteriores: Novena Para Mães Gestantes
ORAÇÃO PARA A MEDITAÇÃO DE CADA MÊS
“Ó Mãe, cheia de graça, protege o meu filho!
Se algum perigo o ameaçar, estende logo tua mão materna.
Ele ainda não nasceu, Mas quero que já te pertença.
Consagro-o a ti por toda a vida.
A ti o entrego, nada melhor posso fazer.
Abrigada em tua proteção, tranquilamente o espero.
Ó Mãe, cheia de graça, cuida do meu filho para que,
em breve, venha ao mundo, bem tranquilo e sadio. Amém”
(Do livro: “Gotteslob der Familie”).

7º MÊS
CUIDADO MATERNAL

“Quem julgas que virá a ser este menino?” (Lc 1,66). Maria Santíssima visitou a casa de Zacarias, levando Jesus em seu seio. Não é de admirar que, nesta hora de graças, Isabel tenha começado a profetizar, o filho em seu ventre materno tenha sido santificado e Zacarias, mudo por causa de sua descrença, tenha recuperado a fala. Ao ouvir esses fatos, todos ficaram surpreendidos e comentaram sobre João: “Quem julgas que virá a ser este menino?” Em toda a montanha de Judá divulgou-se o anúncio das grandezas de Deus. Mãe abençoada pelo filho que vai nascer de ti! Não surge também em teu coração a pergunta: Quem julga que virá a ser o meu filho? Assim te perguntas pelo teu cuidado maternal. Embora a alma de teu filho tenha sido chamada à existência por um milagre criador de Deus, em seu nascimento não acontecerão fatos extraordinários como sucedeu com São João. Sim, teu filho nascerá em um tempo em que a insegurança atinge todas as pessoas. Além da preocupação econômica, surge a aflição moral e religiosa pelo nosso povo. Por isso tua pergunta tem razão de ser: Permanecerá meu filho fiel a Deus nos problemas e aflições da vida, como também na felicidade e na alegria? Também te perguntas se, apesar de todos os perigos da vida, ele chegará seguramente à felicidade eterna, à contemplação de Deus. Mãe abençoada pelo filho que vai nascer de ti! Entrega-o à querida Mãe de Deus pela oração da consagração. Cultiva em seu coração, um profundo amor a Maria, e ele se decidirá com mais facilidade por Deus. Podes ficar tranquila e esperar que nele, se concretizem as palavras: “Servus Marie nunquam peribit”. – Um servo de Maria jamais perecerá. Esta frase contorna a moldura da imagem de graças no Santuário de Schoenstatt. Ela é tão consoladora! Certamente desejas que teu filho cumpra a grande missão que o Pai Eterno lhe confia e realize o ideal, que Ele tem a seu respeito. Desde a eternidade, Deus esboçou uma imagem ideal de cada pessoa. Realizar esse ideal é glorificar perfeitamente a Deus e ser feliz. Podes ter a certeza de que a Mãe Admirável contempla teu filho, zela pela sua salvação e quer ajudá-lo a concretizar este caminho da santidade a sim de que, como instrumento da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, ajude a salvar muitas pessoas. Consagra-o, pois, à Mãe e Rainha de Schoenstatt. Essa consagração não terá somente a finalidade de preservar sua vida das dificuldades, pois Maria nunca abandonará teu filho; mas, como Mãe solícita, o ajudará a vencer na vida. Que consolo para ti! Maria pode tudo, mesmo quando tu nada mais consegues… Ela guia teu filho onde tu já não o podes mais alcançar. Maria está junto dele e o ajudará a vencer o mal, nas lutas da vida. A Mãe de Deus o fará sentir alegria no bem e o despertará para decisões heroicas. Ela também poderá usar teu filho como instrumento, para ajudar a salvar a humanidade, estará junto dele na última hora e o conduzirá à eterna bem-aventurança. Deus mesmo entregou seu Filho nas mãos desta Mãe Admirável. No alto da cruz, Cristo disse: “Eis aí tua Mãe!” (Jo 19,27). Estas palavras de Jesus estendem-se a todos os remidos. Deus chama um filho à vida, a maior alegria de uma mãe é entregar essa flor primaveril, já antes do nascimento, às mãos da Mãe de Deus. Consagra, pois, seu corpo e sua alma a Maria, para ser sua propriedade; e entrega-lhe tudo o que tem de bom e o que possa vir a ser menos bom. Para que teu filho permaneça fiel a Maria e, por ela, a Cristo, venera-a como a maior das mães. Proclama-a como Rainha de teu coração e de tua família. Esforça-te por viver a tua consagração na vida diária, fazendo tuas ações com Maria e segundo o seu exemplo, assim solucionarás os problemas, conforme ela os resolveria. Entrega o teu esforço ao Eterno Pai, através da Mãe e Rainha de Schoenstatt, colocando nas suas mãos tua dor e alegria, e ela tornará tudo fecundo para o reino de Deus. Se assim procederes, teu filho encontrará mais facilmente o caminho a Maria e, por ela, a salvação. A Mãe de Deus aceitará alegremente tua entrega e abençoará teu filho.
Oração de Consagração
Querida Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt! Com alegria e gratidão, ajoelho-me ante tua imagem de graças. Deus, o Eterno Pai, abençoou-me e despertou nova vida sob o meu coração – posso ser mãe. Com gratidão, aceito esta graça. Deus, o Eterno Pai, abençoou-me e despertou nova vida sob o meu coração – posso ser mãe. Com gratidão, aceito este filho, de suas mãos. Entrego-te minha felicidade maternal, como também meu problemas e minhas preocupações. Mãe e Rainha de Schoenstatt! A ti consagro meu filho. Entrego-o totalmente a ti como teu bem e propriedade, para que ele seja teu por tempo e eternidade. Aceita-o, Mãe e Rainha, e acolhe-o, hoje e sempre, sob tua especial proteção. Inscreve-o em teu coração maternal pleno de amor. Dispõe de meu filho como te agradar, e ajuda-me a educá-lo para ti, a fim de que o conduzas a Deus e cresça como genuíno filho de Deus e permaneça fiel à fé cristã e à prática da religião. Mãe Admirável de Schoenstatt, ó poderosa Rainha, a ti confio toda a vida e santificação de meu filho, ajuda-o a cooperar com a graça de Deus; conduze-o pelo caminho da virtude, protegendo-o e dirigindo-o em todos os momentos, especialmente, nos perigos e tentações. Peço-te também que o guies na escolha e realização da vocação que o Pai Eterno previu para ele. Se aprouver a Deus, escolhe-o para uma vida consagrada a Jesus, a serviço da salvação da humanidade. Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, eis aqui meu filho. Confiante em teu poderoso auxílio, entrego-o inteiramente a ti e nesta consagração também incluo-me a mim mesma de modo bem pessoal. Contempla-me como tua propriedade; em tuas mãos coloco tudo o que sou e tenho, toda a minha vida. Ajuda-me a tudo suportar por teu amor, especialmente as dores e aflições do nascimento de meu filho. Intercede por mim junto a Jesus, para que eu esteja sempre pronta a servir o meu filho e a renunciar, com amor e alegria, o que requer o seu bem. Transforma-me cada vez mais em um reflexo teu, para que ele descubra em mim os teus traços e encontre mais facilmente o caminho a ti. Em tua misericórdia de Mãe e Rainha, aceita esta consagração. Diariamente quero renová-la, também em nome de meu filho, rezando:
“Ó minha Senhora e minha Mãe, eu me ofereço toda a vós e, em prova de minha devoção para convosco, vos consagro neste dia, meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou vossa, ó incomparável Mãe, guardai-me, defendei-me como coisa e propriedade vossa. Amém”.

Novena para mães gestantes- 6º mês

Seis meses já se passaram, desde que seu lindo anjinho foi concebido!
Agora ele ou ela já chuta forte, a barriga de grávida é mais visível e pode estar coçando devido ao aumento de tamanho. E junto com a barriga, cresce também o nosso amor!
Se você está visitando o blog pela primeira vez, conheça a Novena para mães gestantes desde o início: Primavera de Deus.
ORAÇÃO PARA A MEDITAÇÃO DE CADA MÊS
“Ó Mãe, cheia de graça,
protege o meu filho!
Se algum perigo o ameaçar,
estende logo tua mão materna.
Ele ainda não nasceu,
Mas quero que já te pertença.
Consagro-o a ti por toda a vida.
A ti o entrego, nada melhor posso fazer.
Abrigada em tua proteção,
tranquilamente o espero.
Ó Mãe, cheia de graça,
cuida do meu filho para que, em breve,
venha ao mundo, bem tranquilo e sadio.
Amém” (Do livro: “Gotteslob der Familie”).
6º MÊS 
SANTA ALEGRIA DE MÃE
“Minha alma glorifica o Senhor…” (Lc1,46).
Será que Maria terá pressentido o momento agraciado que iria suceder no encontro com Isabel? Terá sido para a Mãe do Senhor uma vivência inesperada, o fato de Isabel ter reconhecido nela a Mãe do Messias, e a criança, João Batista, ter exultado de alegria no seio de sua mãe?
Do coração de Maria brotou o hino repleto de alegria e gratidão: “Minha alma glorifica o Senhor e exulta meu espírito em Deus, meu Salvador. Pôs os olhos na humildade de sua serva. Grandes coisas fez em mim o Todo poderoso, cujo nome é santo!”
Maria experimentou, ao mesmo tempo, pequenez e elevação indizíveis. Ela engrandeceu a obra milagrosa de Deus, pois como Mãe do Messias, trouxe ao mundo a salvação tão esperada.
Mãe abençoada pela alegria de dar à luz um filho! Seja este hino de louvor, também o teu hino! Deus olhou igualmente para a tua humildade e realizou um prodígio em ti, tornando-te portadora de uma vida nova.
Assim como o fez com a Mãe de Deus, Ele chamou-te também a ti para trazeres ao mundo uma NOVA PRIMAVERA. Que grande felicidade reina em teu coração!
Com certeza possuis o grande anseio de que as predisposições de teu filho se desenvolvam de tal maneira que ele possa conduzir outras pessoas ao alto, contribuindo assim para o desabrochar de uma NOVA PRIMAVERA na Igreja. Poderás alcançar este presente do céu pela tua oração e por teus sacrifícios feitos por amor a Deus. São muitos os que esperam por uma nova PRIMAVERA NA IGREJA. Alegra-te porque podes colaborar nesta grande missão.
Tua vida, hoje, e em todos os dias deste mês, seja um alegre hino de louvor à grandeza, sabedoria, poder e bondade de Deus, que se manifestam nos pequenos. Sê, portanto, fila da alegria! Evita diversões muito barulhentas e vazias! Elas não te proporcionam a verdadeira alegria que Deus semeia no teu caminho. Quantas alegrias puras encerra a maravilhosa natureza que Deus criou! As estrelas no firmamento falam do esplendor e do poder daquele que as chamou à existência. Os montes e vales, os riachos e as cascatas falam da sua grandeza. O canto alegre dos passarinhos, a indizível multidão e beleza das flores, arbustos e plantinhas existem para te alegrar. O Pai Celestial criou todas as coisas por amor a ti.
Procura beber, especialmente, da fonte da alegria que jorra com abundância e plenitude do Santíssimo Sacramento do altar. Agradece por este dom, sendo alegre como Maria. Pelo brilho de teus olhos, tornarás outros felizes.
Para onde fores ou onde estiveres, irradia a luz do amor e da bondade. Silencia as indisposições que encerra tua maternidade. Segue, corajosa, teu caminho, assim transformarás as dificuldades e as dores de tua vocação maternal em bênçãos para teu filho. Com alegre esperança e total confiança em Deus, poderás vencer todas as tuas dificuldades. A alegria verdadeira e duradoura é fruto do sacrifício e da renúncia de si mesma.
Durante toda sua vida, Maria Santíssima foi filha de uma santa alegria, mesmo na hora suprema da cruz. Ali estava como vencedora na dor, tornando-se mãe e portadora da santa alegria. Recorre, muitas vezes, à Mãe de Deus e aprende dela a rezar o Magnificat em todas as situações da vida. Alcançar a atitude da alegria não é fácil. Por isso ajoelha-te, espiritualmente, no Santuário da Mãe e Rainha de Schoenstatt e pede-lhe o seu auxílio. Lembra-te de que cada esforço teu ajudará teu filho a ter uma índole alegre e aberta para a verdadeira alegria.
Reza ou canta muitas vezes o hino da alegria da Mãe de Deus – o Magnificat:
” A minha alma glorifica o Senhor, exulta o meu espírito em Deus, meu Salvador.
Pôs os olhos na humildade de sua serva, doravante toda a terra cantará os meus louvores.
O Senhor fez em mim maravilhas, Santo é seu nome.
Seu amor para sempre se estende sobre aqueles que o temem.
Demonstrando o poder de seu braço, dispersa os soberbos.
Abate os poderosos de seus tronos e eleva os humildes.
Sacia de bens os famintos, despede os ricos sem nada.
Acolhe Israel, seu servidor, fiel a seu amor e à promessa que fez aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.
Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo, desde agora e para sempre, pelos séculos. Amém!”
PROPÓSITO
Como pequeno reflexo da Mãe de Deus, quero ser, cada dia, portadora da alegria, para que Deus me conceda um filho alegre.

NOVENA PARA MÃES GESTANTES- 5º MÊS

5º mês de gestação
E já chegamos no 5º mês de gestação!
Nesta fase, geralmente o médico já é capaz de dizer aos pais o sexo do bebê, mas depende dele(a) colaborar e não cruzar as perninhas na hora da ultrassonografia.
Agora seu bebê já brinca com o cordão umbilical e já se movimenta com mais força, fazendo com que a mamãe sinta seus chutes. Uma sensação maravilhosa! Uma vida dentro nós!
Bom, vamos iniciar nossas orações para este mês. Entretanto, verifique se já leu todos os meses anteriores:

ORAÇÃO PARA A MEDITAÇÃO DE CADA MÊS
“Ó Mãe, cheia de graça,
protege o meu filho!
Se algum perigo o ameaçar,
estende logo tua mão materna.
Ele ainda não nasceu,
Mas quero que já te pertença.
Consagro-o a ti por toda a vida.
A ti o entrego, nada melhor posso fazer.
Abrigada em tua proteção,
tranquilamente o espero.
Ó Mãe, cheia de graça,
cuida do meu filho para que, em breve,
venha ao mundo, bem tranquilo e sadio.
Amém” (Do livro: “Gotteslob der Familie”).
5º MÊS
SANTA DIGNIDADE DE MÃE
“Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre” (Lc 1,42).
O Espírito Santo colocou nos lábios de Isabel, as palavras proféticas: “Bendito é o fruto do teu ventre!” Desde então, nunca mais cessou este louvor. O céu e a terra repetem e rezam com respeito a mesma saudação… e entoam o excelso hino de louvor a Maria: “Tu és bendita entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre”.
Não ressoa também o mesmo louvor quando, milhares de vezes, dizemos: tu és Rainha?! Admirável és tu, bela e excelsa!
Realmente Maria apresenta-se como Rainha em sua dignidade quase infinita. Pelo seu ‘sim’ concebeu o Filho de Deus por obra do Espírito Santo, permanecendo sempre virgem. Maria é a genitora de Cristo, mãe do eterno Rei. Que grandeza incomparável, que dignidade régia possui Maria por governar, com seu Filho, o reino de Deus! Por Ele, recebeu domínio e poder.
Não se poderia aplicar este louvor também a uma mãe, abençoada pela sua dignidade maternal? “Tu és bendita entre as mulheres?”
Em Maria, cada maternidade é santificada e transfigurada de modo admirável. Um raio fulgurante de régia coroa maternal de Maria reflete-se em ti. Também tu és uma pequena rainha e trazes em tua fronte uma coroa invisível. Deus deu-te um reino, deu-te poder e domínio. O amor é o cetro do teu poder e o servir é a tua grandeza, o teu domínio.
Ao te colocares em oração, penetra nesta grande e feliz realidade! Em tudo, procura agir de maneira digna e régia! Então também de ti se poderá dizer: “Bendito é o fruto do teu ventre!”
Pela nobreza de teu ser, poderás transmitir uma predisposição religiosa a teu filho. Ele poderá crescer convicto de que é filho de Deus. Todas as pessoas foram chamadas a essa realeza. O Filho de Deus deixou seu trono real e fez-se criança, para que nós nos tornássemos filhos de Deus e herdeiros do seu reino. É o que acontece no sacramento do Batismo. O Pai Celestial espera que, também tu lhe entregues o teu filho pelo Batismo. Ele alegra-se em poder adorná-lo como filho do Rei. O apóstolo São Pedro não se cansava de anunciar á sua comunidade a grandeza de que era portadora: “Vós sois raça escolhida, sacerdócio régio, nação santa, um povo adquirido para Deus” (I Pedro 2,9).
Pelo Batismo, teu filho tornar-se-á, em verdade, filho do Rei e participará da vida divina. Deus revestirá sua alma com a graça santificante, e receberá o diadema da semelhança com Deus. Essa dádiva divina será adornada com três pedras preciosas: a fé, a esperança e a caridade. Pelo Batismo, Deus estabelece seu trono também na alma do batizado, e Maria será realmente a Mãe de teu filho.
Mãe, que foste abençoada com um filho!
Pressentes a incomparável dignidade que encerra tua grande vocação? Em teu seio desenvolve-se o filho, para que realizes tua elevada missão de mãe. “Bendito é o fruto do teu ventre!”
Exulta, pois és portadora de tão grande mistério! Alegra-te pela nobreza que Deus te presenteou! Agradece-lhe por esta dádiva de seu amor! Pede-lhe sua proteção, por intermédio da querida Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, para que teu filho receba a graça do santo Batismo e obtenha muitas bênçãos em sua vida. Medita muitas vezes sobre a tua nobreza de filha de Deus e renova as promessas de teu Batismo.
PROPÓSITO
Quero ser uma pequena imagem da querida Mãe de Deus, e a seu exemplo suportar, cada dia, com serenidade as contrariedades e tristezas, e alegre e disposta percorrer o meu caminho, para que Deus conceda a meu filho a graça do santo Batismo e faça dele um filho do Rei.

Novena para mães gestantes- 4º mês

Quarto mês de gestação! Que alegria hem mamães?!
4 meses de gravidezO bebê já está bem formado e é possível que você logo sinta ele se movimentando.
Eu senti a Kimberly se movendo na 16ª semana e foi uma sensação maravilhosa, muito emocionante, é um amor imenso!
E você mamãe, quando você percebeu o seu bebê se movimentando?
Vamos nos preparar para iniciar a novena do 4º mês de gestação, que vai de 12 semanas e 1 dia a 16 semanas.
Se você está visitando o blog agora, procure ler as primeiras instruções da novena, do primeiro, segundo e terceiro mês, e depois continue suas orações neste post do quarto mês.
ORAÇÃO PARA A MEDITAÇÃO DE CADA MÊS
“Ó Mãe, cheia de graça,
protege o meu filho!
Se algum perigo o ameaçar,
estende logo tua mão materna.
Ele ainda não nasceu,
Mas quero que já te pertença.
Consagro-o a ti por toda a vida.
A ti o entrego, nada melhor posso fazer.
Abrigada em tua proteção,
tranquilamente o espero.
Ó Mãe, cheia de graça,
cuida do meu filho para que, em breve,
venha ao mundo, bem tranquilo e sadio.
Amém” (Do livro: “Gotteslob der Familie”).

4º MÊS
SAUDAÇÃO DE MARIA
“Ela entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança saltou no seu seio” (Lc 1,40-41).
Quanta alegria reinou na casa de Zacarias e Isabel, quando Maria, sua parenta de Nazaré, os foi visitar! Isabel saiu apressada ao seu encontro. Após sua longa viagem, Maria saudou sua prima com muita alegria: “A paz esteja contigo!” Logo que Isabel ouviu a saudação, o filho exultou e saltou de alegria no seu seio. Repleta do Espírito Santo, reconheceu em Maria, a Mãe do Messias, e louvou sua grandeza.
Quem não desejaria receber tal visita? Qual mãe não gostaria de ser saudada por Maria? Qual o filho que não gostaria de ter semelhante encontro feliz?
Todo o encontro com Maria é também um encontro com Deus. Quem encontra Maria recebe as graças de Cristo, porque Maria nos trouxe e sempre nos traz Cristo; ela é a portadora da salvação. Nunca podemos separar a Mãe do Filho e o Filho da Mãe. Sua tarefa sagrada consiste em conduzir-nos a Cristo. Todas as graças que nós, filhos da santa Igreja, recebemos, recebemo-las das mãos maternais de Maria. A maior tarefa de Maria Santíssima é cuidar dos membros do Corpo Místico de Cristo, dos filhos de Deus. É assim que ela sempre atua também em tua vida.
De maneira especial, nas festas marianas, a Igreja apresenta aos fiéis a Mãe de Deus, em toda a sua glória, e nos diz: “Eis aí tua Mãe (Jo 19,27)!”
As imagens de Maria e os lugares de graças, como o Santuário de Schoenstatt, têm ma linguagem eloquente. Ali, a Mãe de Deus quer irradiar suas glórias e incluir-nos na bênção de seu divino Filho.
Aproxima-te da Mãe e Rainha de Schoenstatt, para que ela te saúde como saudou Isabel. A Mãe do Senhor quer também saudar a ti e te proteger. Quantas vezes já intercedeu por ti, para que encontrasses pessoas dedicadas que participassem de tuas aflições. Por certo, pudeste perceber nelas a bondade de Maria. Também os pequenos acontecimentos alegres querem lembrar-te de seu cuidado e amor maternal; e os difíceis querem conduzir-te a recorrer a Maria, como Mãe das graças. Não apenas os acontecimentos alegres, mas também os difíceis são mensagens do céu. Eles têm a finalidade de aproximar tua alma de Deus e de Maria, e desprender-te sempre mais do que é terreno para venceres nas lutas diárias. Esforça-te por dominar os sofrimentos da vida, confiando no auxílio da Mãe de Deus. Com isto, crescerás! Lamentações e queixas nada resolvem. Sê otimista” Faze de todos os acontecimentos do dia, tristes ou alegres, um encontro com Maria, uma bênção de Deus, e tudo isto reverterá em bênçãos para o teu filho.
Por certo, não sentiste, como Isabel, o teu filho exultar de alegria em teu seio. Mas tu podes exultar de alegria, pensando que Deus te ama e não te abandona, tanto na felicidade como no sofrimento. Exulta em cada encontro com Maria. Se ele consistir apenas no sentir que a Mãe te dirige o seu olhar, através de sua imagem que tens em teu lar, corresponde a esta saudação e serás abençoada pela Mãe do Senhor. Sê atenta e observa tias encontros, dando tranquilamente tua resposta de filha.
Mais tarde, teu filho se alegrará em ter tal mãe, que não lhe deu apenas a vida natural, mas também uma profunda predisposição religiosa e uma verdadeira piedade cristã. Ele exultará ao experimentar em si forças e talentos, que o ajudarão a vencer na vida, de modo agradável a Deus e a servi-Lo no caminho do bem.
Reza muitas vezes a oração da Ave Maria.
PROPÓSITO
Como um reflexo de Maria, quero, cada dia, estar atenta e aceitar os pequenos acontecimentos, como mensagens do céu. Procurarei dar com amor a minha resposta filial, para que Deus conceda a meu filho a graça de sentir sempre a sua presença.

Novena para mães gestantes- 3º mês

Mas, primeiro, certifique-se de que já viu os posts dos meses anteriores:
No terceiro mês de gravidez o seu bebê já está se movendo bastante, mas você ainda não sente porque ele está bem pequeno!
Comecemos mais um vez com a oração para a meditação de cada mês, que se faz diariamente!
ORAÇÃO PARA A MEDITAÇÃO DE CADA MÊS
“Ó Mãe, cheia de graça,
protege o meu filho!
Se algum perigo o ameaçar,
estende logo tua mão materna.
Ele ainda não nasceu,
Mas quero que já te pertença.
Consagro-o a ti por toda a vida.
A ti o entrego, nada melhor posso fazer.
Abrigada em tua proteção,
tranquilamente o espero.
Ó Mãe, cheia de graça,
cuida do meu filho para que, em breve,
venha ao mundo, bem tranquilo e sadio.
Amém” (Do livro: “Gotteslob der Familie”).
3º MÊS
SOBRE AS MONTANHAS
“Naqueles dias, levantando-se Maria, foi às pressas, às montanhas, a uma cidade de Judá” (Lc 1,39).
Pelo anjo do Senhor, Maria foi informada da felicidade de sua prima, que seria mãe. Cheia de alegria, a Serva do Senhor, partiu e foi apressada pelas montanhas, para auxiliar sua prima Isabel. O caminho era longo e íngreme, mas o amor de Cristo a impeliu. Ela esqueceu-se de si mesma para ajudar ao próximo. Como foi feliz essa caminhada com Jesus, seu Filho. Maria peregrina como a custódia viva, portadora do Corpo de Deus, de natureza divina e humana. Como um raio fulgurante de sol, Ele resplandece sobre o mundo. Não nos admira o que conta uma lenda: quando Maria andou pelas montanhas, com o Filho sob o seu coração, brotou vida nova na natureza ressequida. O mesmo canta um hino: “Quando Maria levou o Filhinho pelas florestas, dos espinhos surgiram rosas!”
Mãe abençoada, portadora do filho! Não se assemelha o teu dia útil a um caminho sobre as montanhas? Por tua vocação materna, conheces o caminho que tens a percorrer. É o caminho do amor, da dedicação abnegada e desprendida de ti mesma. Cada passo da Mãe de Deus é um caminhar para servir ao próximo! Isto aplica-se também a ti. És o coração vivificante de tua família. Vives para os outros. Tua vida está a serviço da realização das constantes solicitações e aflições alheias.
Dás constantemente do teu próprio sangue ao filho. Sob o teu coração, ele vive de tua vida e tu podes oferecer-lhe tua própria força. É por isso que precisas estar possuída da atitude de doação e vontade de servir. Não canses de oferecer teu amor maternal vigilante, abnegado, e tua dedicação àqueles que Deus te confiou.
Se exerces alguma profissão, podes compreender melhor o que significa esquecer-se de si, em favor dos outros. De sacrifício, de ação à ação, segue corajosa, teu caminho sobre as montanhas.
De onde buscarás força para não esmoreceres neste caminho de sacrifício? O amor que impeliu a Mãe de Deus, também te impulsionará a seres como ela, alegre no servir. Enlaça-te sempre com Cristo na santa Comunhão e, como outra Maria, serás também portadora de Cristo. Se não puderes comungar com frequência, faze tua comunhão espiritual. Realiza atos de amor e de súplica. Sem Cristo, nada podes fazer. Sem Ele, poderás sucumbir na caminhada sobre as montanhas de tua vida ou tomar um caminho errado. Alegra-te que podes ser uma imagem, um reflexo da Mãe de Deus, a portadora de Cristo.
Como será abençoado teu filho que, antes de nascer, já pode estar na proximidade do Salvador e repousar no seu amor! Em teu seio materno, ele receberá os raios do teu amor a Cristo. Aquele que ainda traz a mácula original na alma, ao tornar-se filho de Deus, pelo Batismo, por causa da ternura de teu amor a Cristo, florescerá como esplêndido botão, no mesmo amor que te inflama, e os espinhos se transformarão em rosas! O ambiente a teu redor se elevará pelo teu exemplo. Nas pessoas com quem te encontrares, despertar-se-á compreensão para a verdadeira nobreza e grandeza feminina e para o herpismo silencioso. Elas se recordarão da querida Mãe de Deus, quando te unes constantemente a Cristo nos sacramentos e serves de maneira abnegada aos outros na vida diária.
“Ó feliz peregrinação com teu Filho, bem-aventurada Virgem, imersa em Cristo! Bem-aventurada que sempre serves ao próximo!”
PROPÓSITO
Como pequeno reflexo da querida Mãe de Deus, quero, cada dia, servir aos outros com amor e abnegação; aceitarei, sem queixa, os pequenos sacrifícios, a fim de que Deus conceda a meu filho um grande amor a Ele e ao próximo.

Novena para mães gestantes- 2º mês

É importante rezá-la diariamente!
ORAÇÃO PARA A MEDITAÇÃO DE CADA MÊS
“Ó Mãe, cheia de graça,
protege o meu filho!
Se algum perigo o ameaçar,
estende logo tua mão materna.
Ele ainda não nasceu,
Mas quero que já te pertença.
Consagro-o a ti por toda a vida.
A ti o entrego, nada melhor posso fazer.
Abrigada em tua proteção,
tranquilamente o espero.
Ó Mãe, cheia de graça,
cuida do meu filho para que, em breve,
venha ao mundo, bem tranquilo e sadio.
Amém” (Do livro: “Gotteslob der Familie”).
2º MÊS
ALEGRE PRONTIDÃO
“Eis, aqui, a Serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra!” (Lc. 1, 38).
Podemos imaginar com que alegria o céu deve ter ouvido as palavras que Maria, com toda a confiança e alegre prontidão, pronunciou em sua simplicidade filial: “Eis, aqui, a Serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra!”
Em nome de toda a criação, foi pronunciada a palavra decisiva, que transformou em bênçãos a culpa de Eva, trazendo-nos o Redentor e a salvação. Nessa hora sublime, Maria se reconhece como a Serva do Senhor. Sua resposta revela modéstia e humildade. Ela disse o seu ‘sim’ aos planos divinos da redenção, disse um ‘sim’ feliz ao Filho, ao Messias, que traria sob o seu coração. Disse também um ‘sim’ ao compromisso e às dificuldades que incluía esta maternidade. A Mãe do Senhor sabia, pela sagrada Escrita, que o Messias haveria de sofrer muito e que essa dor atingiria também a ela.
Mãe abençoada pela tua prontidão! Ajoelha-te junto a Maria. Com ela, na simplicidade de teu coração e na alegria de servir, dá também a tua resposta: “Eis, aqui, a Serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra!”
Inclina-te perante a vontade do Criador, que tudo fez no céu e na terra. Ele chamou à existência a nova vida que trazes em ti! Pai e existência a nova vida que trazes em ti! Pai e mãe, no momento da concepção, geram o filho; e o Pai Eterno, pelo seu poder, cria ao mesmo tempo a alma imortal. Admira com respeito e amor o dom que te foi dado participar na obra criadora de teu Deus. Dize um total e pronto “sim” ao milagre da nova vida oculta em teu seio. Pronuncia o teu ‘sim’ ao filho que Deus te confiou. Não te parece, como se o Pai celeste, de quem procede toda a paternidade, está diante de ti e te pergunta: queres acolher, dar à luz e educar teu filho para mim?
Ele te agradecerá paternalmente por seres a sua auxiliar. Abraça com todo o amor e desvelo maternal este presente de Deus. Concentra a tua força em tua sagrada tarefa de mãe. O ‘sim’ ao teu filho pode significar, ao mesmo tempo, uma renúncia aos teus próprios interesses, caprichos e cobiça.
Cuida, especialmente, de tua saúde sem, contudo, te angustiares. Evita levantar pesos.
Mantém uma postura nobre em tudo. Procura distinguir os alimentos que podem, prejudicar a ti e a teu filho. Esforça-te por dominar-te e percorre resolutamente o teu caminho durante este mês e em todo o temo da espera. Sabes que a educação de teu filho já começou e, por isso, é necessário educar-te a ti mesma, a partir de agora. O cigarro, bebidas alcoólicas, ambientes abafados, danças, diversões e esportes além dos limites, prejudicam a vida de teu filho. Teu amor maternal é capaz de fazer com alegria tudo o que a maternidade requer de ti; também dirá um ‘sim’ livre e pronto a responsabilidade de tua nova missão e a todas as dificuldades que uma mãe precisa enfrentar por cauda do seu filho. Entrega à querida Mãe e Rainha de Schoenstatt todos os teus esforços, êxitos, sucessos e fracassos.
De seu Santuário, ela te ajudará, retribuindo cada pequeno esforço teu com graças e bênçãos para o teu filho. Se neste tempo em que o trazes sob o teu coração, te disciplinares, ele saberá, no futuro, dominar-se mais facilmente, e a Mãe da Vida te olhará com complacência e levará ao Pai Eterno os teus esforços e prontidão.
Não é algo surpreendente ver como muitas mães tiram a vida de seus filhos no próprio seio materno? Com isso dizem ‘não’ à sagrada incumbência que lhes foi confiada; e negam as leis que deus colocou na própria natureza, pecando gravemente. Não queiras estar entre elas.
Contempla Nossa Senhora em sua silenciosa prontidão e reza muitas vezes: “Eis, aqui, a Serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra!” (Lc. 1, 38).
PROPÓSITO
Como pequeno reflexo da querida Mãe de Deus, quero, cada dia, esforçar-me para suportar silenciosamente as aflições que a maternidade encerra, pedindo que deus conceda a meu filho a graça de uma alegre prontidão para cumprir a vontade divina.


1º MÊS
ABRIGADA NA CONFIANÇA
“Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus” (Lc 1,30).
É grandioso o que aconteceu na hora da Anunciação. O Anjo do Senhor saudou Maria, chamando-a “cheia de graça”. Ela é sim bendita entre as mulheres. Esta saudação surpreendeu a Virgem Maria… Então, disse o mensageiro do céu: “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus…”
Assim, o anjo começou a revelar-lhe a vontade do Altíssimo: Ela se tornaria a Mãe do Filho Divino. Ao receber a mensagem, Maria obteve clareza a respeito da vontade de Deus, e o temor e a insegurança desapareceram de seu coração. Ao conhecer os planos de Deus, ela nada mais desejou senão realizá-los. Maria colocou-se, entregou-se inteiramente a Ele em confiança filial.
Com grande benevolência, Deus a contemplou, pois a ama muito e do seu ‘sim’ fez depender o grande plano da redenção.
Maria tornou-se Mãe do filho de Deus. Nela, o Espírito realizou um grande prodígio.
Mãe abençoada pelo teu ‘sim’! Em breve, serás mãe. Deus confiou-te um filho. Talvez, juntamente com a alegria, sentes um pouco de medo, mas lembra-te que, também a ti, se podem aplicar as palavras do anjo: “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus…” Isto significa que Deus, o Pai infinitamente bondoso, em seu amor onipotente, olha para ti com complacência e te abriga com grande cuidado. Em sua sabedoria, Ele guia e governa o mundo inteiro, veste os lírios do campo e sustenta toda a vida. Porém, de modo especial, sua Providência divina vela sobre a humanidade.
Se o Pai celeste contou até os cabelos de tua cabeça, quanto mais cuidará de ti, que trazes um filho sob teu coração e assim, podes ser instrumento e oficina do seu poder criador!
Como é elevada a tua dignidade e a grandeza de tua tarefa maternal! Conscientiza-te profundamente do amor cuidadoso de Deus.
Seria algo grande e maravilhoso se, pela tua cooperação, pela tua atitude moral e religiosa, teu filho se tornasse, uma NOVA PRIMAVERA DE DEUS!
Dá ao Altíssimo um ‘sim’ total a tua missão e à tua dignidade, e Ele te abençoará. Deus quer que te assemelhes um pouco a Maria Santíssima que, pelo seu ‘sim’, trouxe ao mundo a PRIMEIRA SAGRADA PRIMAVERA. Teu filho é um dom precioso que Deus concedeu a ti e teu esposo, enlaçados pelo sacramento do Matrimônio.
O Pai celeste abriga teu filho em sua bondade e especial providência. Não te preocupes! Por que recear? Ele cuida de ti e do teu filho.
Já no Antigo Testamento, Deus fala de seu caloroso amor paternal e de sua ternura maternal: “Pode uma mulher esquecer-se de seu filho? Não se compadece ela do fruto de suas entranhas?” E continua: “E, se ela se esquecesse, eu de ti jamais me esquecerei. Vê, em minhas mãos eu te gravei!” (Is 49, 15).
Sim, nas mãos bondosas de Deus Pai está escrito o plano de tua vida. Por isso, Deus cuida de ti com sabedoria, poder e amor, dirigindo tudo para o teu maior bem, assim como te protegeu em tua infância e no tempo de tua juventude. Também colocou ao teu lado um esposo e recebeste a graça de ser mãe. Como agradecer tanto amor? Filial e ilimitada confiança no Pai Celestial seja a tua resposta.
Como a Mãe de Deus, na hora da Anunciação, abandona-te inteiramente ao cuidado especialíssimo de Deus Pai. Se tu és pobre em bens materiais e te preocupas se a criança terá alimento e agasalho, também nisto confia cegamente no Pai Celestial. Por amor e por livre vontade, renuncia, de vez em quando, a algum prazer. Procura observar as pequenas provas de amor que Deus semeia em tua vida diária. São como flores no caminho, aceita-as como saudação do céu. Assim crescerás na confiança e permanecerás alegre. Se te for dado experimentar o amor cuidadoso, protetor e abnegado de teu esposo para com o filho que vai chegar, considera isto um presente de Deus e procura corresponder a ele com amor e gratidão. E se o Pai celestial permitir para ti dificuldades ou sofrimentos, não desanimes. Com sabedoria, o Pai Eterno te conduz no caminho de tua vida e deste modo, podes alcançar a realização de teus anseios. Nas horas difíceis deixa ressoar nos teus ouvidos estes versos:
“O que é para o filho de Deus, dor e aflição?
Do Pai, o brado: filho, vem ao meu coração!”
Recorre ao Pai do céu, assim como faz um bom filho. A quem podes pedir auxílio em tuas grandes e pequenas aflições? Onde podes encontrar socorro, segurança e abrigo, a não ser junto dEle? Recorre a Maria, tua Mãe Celestial. Por que não confiar na Mãe de Misericórdia? Ela é nossa vida, nossa esperança, nossa Advogada junto de Deus, e participa de seu poder e bondade. Seu coração de Mãe pulsa, agora, especialmente por ti. Seu amor te envolve e acolhe a vida que trazes em teu seio. Procura vencer todo o desânimo, tristeza e desalento. Junta tuas mãos com a Mãe de Deus e reza:
“Eu sei que és meu bom Pai,
em cujo amor estou abrigada.
Eu não pergunto aonde me conduzes, quero seguir-te sem cuidado.
E se a mim, ao meu dispor,
me desses minha própria vida,
repô-la ia em tuas mãos,
em confiança sem medida.”
Com grande confiança filial, dirige-te à Mãe e Rainha de Schoenstatt, rezando:
“Confio em teu poder, em tua bondade,
em ti confio com filialidade.
Confio cegamente em toda a situação,
Mãe, no teu filho e em tua proteção.”
PROPÓSITO
Como pequeno reflexo de Maria, quero, cada dia, cultivar a confiança filial em Deus. Procurarei vencer o medo, as desconfianças e os desânimos, pedindo ao Pai do Céu, que conceda a meu filho uma grande confiança em Deus.