Durante este tempo litúrgico da Quaresma, somos espiritualmente chamados ao deserto para unir os nossos sofrimentos a Cristo, refletir sobre a nossa jornada e até mesmo sobre a desolação. Embora o Catecismo afirme que os católicos são obrigados a receber o sacramento da Reconciliação pelos pecados graves pelo menos uma vez por ano (CCC 1457), devemos receber penitência e procurar estar em estado de graça o mais frequentemente possível.

Abaixo estão quatro razões pelas quais devemos nos confessar antes da Semana Santa (e durante todo o ano):

1) Responsabilidade

Embora possa ser fácil colocar a culpa nos outros, devemos assumir a responsabilidade pelas nossas ações. Dado o sigilo da confissão, é um lugar seguro para dizer os nossos pecados em voz alta, declarar a frequência dessas ofensas e reconhecer os nossos erros.

Fazer um Exame de Consciência antes da confissão é a melhor forma para ser honesto consigo mesmo e com o Senhor na busca por uma vida mais devota.

2) Experimentar o perdão de Deus

Quer nos sintamos dignos de perdão ou não, o Senhor concede-nos esta graça através do ministério do sacerdócio.

A misericórdia de Deus nos banha durante a confissão, libertando-nos do fardo do pecado. Temos a oportunidade de começar de novo com a consciência tranquila.

Jesus disse estas palavras a Santa Faustina sobre a sua misericórdia:

“Desejo a confiança das Minhas criaturas. Encoraje as almas a depositarem grande confiança na Minha misericórdia insondável. Que a alma fraca e pecadora não tenha medo de se aproximar de Mim, pois mesmo que tivesse mais pecados do que grãos de areia no mundo, todos seriam afogados nas profundezas incomensuráveis da Minha misericórdia.” —Diário de Santa Faustina, 1059

3) Participar plenamente da missa

Ir à missa em estado de pecado mortal é como ver todos os seus amigos sendo convidados para uma festa sem você. Só que pior.

Somos chamados a estar em plena comunhão com nosso Senhor e Sua Igreja, o que significa que devemos estar em estado de graça.

Durante a celebração da Missa, Jesus convida-nos a partilhar da sua presença e a recebê-lo desta forma íntima e vulnerável. Sendo a Eucaristia o dom mais precioso que temos na Terra, deveria ser nosso desejo fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para participar plenamente nesta relação com o Senhor.

Jesus lhes disse: “Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis vida dentro de vós”. (João 6,53)

4) Receber orientação espiritual

Deus não nos deixa desolados em nossos pecados. Felizmente, temos muitos sacerdotes santos para nos ajudar em nossa jornada.

Quando o penitente reza o Ato de Contrição, ele está fazendo uma declaração de intenções ao Senhor, de uma mudança de coração e de comportamento. Além da penitência, o sacerdote oferecerá orientação espiritual para ajudar a crescer em santidade.

Como nosso Senhor durante aqueles 40 dias, talvez você esteja sendo tentado pelo inimigo. Talvez você esteja com raiva de si mesmo por ser escravo do pecado habitual, ou talvez esteja lutando para cumprir suas promessas quaresmais.

Em nosso quebrantamento e mera humanidade, o Senhor procura nos encontrar e nos transformar com Seu amor redentor. Podemos estar no deserto agora, mas isso não durará para sempre. A Páscoa está chegando!

“Muitos são convidados, mas poucos são escolhidos” - Mat. 22,14

Não desperdice o dom deste lindo sacramento e prepare seu coração e sua alma para o banquete celestial agora!