quinta-feira, 15 de março de 2018

Lectio divina do Evangelho da Quinta-feira da Quarta Semana da Quaresma

Compreender a Palavra
Escutamos a segunda parte do discurso que Jesus faz em sua defesa. Está em causa a sua autoridade. Na sua exposição mostra que há uma diferença entre os judeus e ele, duas forças contrárias. Ele veio para os judeus e estes não o querem receber. Jesus apresenta-se com testemunhas fidedignas da sua condição diante do Pai. João Baptista, as obras que ele realizou em Jerusalém e em Caná, o próprio Pai, as Escrituras e Moisés. Perante tantas testemunhas porque não crêem nele? Porque na verdade eles que dizem conhecer a voz de Deus nunca a ouviram nem viram a figura de Deus nem habita neles a sua palavra. No fundo, eles são uma mentira. A prova disso é que as Escrituras dão testemunho de Jesus e “não quereis vir a mim” e Moisés fala de Jesus “mas não acreditais nos seus escritos”.
Meditar a Palavra
Obstinação é a palavra que Jesus me deixa como meditação para o dia de hoje. Quando me deixo levar pela obstinação e me fecho nas minhas opiniões e na minha maneira de ver, não consigo dar razão a ninguém, nem reúno as capacidades necessárias para ver e analisar com verdade as situações. Enganados pela ideia de que Jesus se quer fazer igual a Deus recusam a verdade de Jesus que é Filho de Deus. Diante desta obstinação já nenhum argumento serve para defender Jesus nem haverá testemunhas suficientes para garantir a sua posição. Se não me abrir aos outros e a Deus, se não deixar entrar em mim a “voz” dos outros e de Deus, não estarei apto para reconhecer o lugar que eles têm na minha vida. Ficarei fechado na obstinação, serei um homem de “cabeça dura” incapaz de conhecer as Escrituras. Deste modo não acreditarei em Jesus.
Rezar a Palavra
Também eu, Senhor, fico muitas vezes pela glória dos homens e esqueço-me de abrir os olhos para ti. É em ti que o Pai se manifesta e em ti se cumprem as Escrituras. Que os meus olhos, a minha inteligência, o meu coração e a minha vontade se abram para ti. Que todo o meu ser seja lugar onde és recebido como dom do Pai para mim e para todos os homens. Que eu possa escutar a tua voz e reconhecê-la como voz do Pai que ressoa em mim.

Compromisso
Volto-me para o interior do meu coração e procuro reconhecer aí a voz do Pai que me dá a conhecer Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse nosso programa semanal de rádio na Rádio Comunitária Caiense, das 12h30min às 14 horas e viva momentos de oração e alegria. A Rádio Comunitária Caiense fica na frequência 87.5 e você pode acessar o programa pelo computador, no site http://www.rcc.fm.br/! Esperamos você! Entre em contato pelo telefone também: (51) 3635-3152.