domingo, 24 de setembro de 2017

A Palavra

Sobre a "Palavra" diz o número 108 do Catecismo da Igreja Católica: "(...) a Fé Cristã não é uma 'religião do Livro'. O cristianismo é a religião da 'Palavra' de Deus, 'não de um verbo escrito e mudo, mas do Verbo encarnado e vivo' (São Bernardo de Claraval). Para que as Escrituras não permaneçam em letra morta, é preciso que Cristo, Palavra eterna do Deus vivo, através do Espírito Santo, nos abra o espírito à inteligência das mesmas (cf. Lc 24, 45)".
Aqui vemos outro significado do que é a Palavra: não é apenas o que está escrito por inspiração do Espírito Santo na Bíblia, mas também o mesmo Verbo de Deus, Jesus Cristo, segunda Pessoa da Santíssima Trindade, "Palavra Eterna do Deus vivo". Enriquecendo ainda mais o termo "Palavra", diz o número 103 do mesmo Catecismo: "A Igreja sempre venerou as Divinas Escrituras como venera também o Corpo do Senhor. Não cessa de presentear aos fiéis o Pão da Vida que é distribuído na mesa da Palavra de Deus e do Corpo de Cristo (cf. DV 21)".
Essas dimensões do termo "Palavra" que por um lado, significam os Livros Sagrados, por outro, o Verbo de Deus, quer dizer, o próprio Deus e, finalmente, essa identidade entre o Pão da Eucaristia e o Verbo, e a reversibilidade entre o Pão da Palavra e o Pão Eucarístico, são verdades importantíssimas da nossa Fé com as quais deveríamos nos familiarizar mais. (via Gaudium Press)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse nosso programa semanal de rádio na Rádio Comunitária Caiense, das 12h30min às 14 horas e viva momentos de oração e alegria. A Rádio Comunitária Caiense fica na frequência 87.5 e você pode acessar o programa pelo computador, no site http://www.rcc.fm.br/! Esperamos você! Entre em contato pelo telefone também: (51) 3635-3152.