quinta-feira, 2 de junho de 2016

O milagre de Ocotlán, no México



É um grande milagre de que você provavelmente nunca ouviu falar.
No domingo, 3 de outubro, 1847, mais de 2.000 pessoas em Ocotlán, México, viu uma imagem perfeita de Jesus Cristo crucificado que apareceu no céu por mais de 30 minutos.

Aprovado pela Arquidiocese de Guadalajara em 1911, o fenômeno é conhecido como o "milagre de Ocotlán".
Antes do início da missa no cemitério da Capela da Imaculada Conceição - presidida pelo vigário paroquial, padre Julián Navarro - duas nuvens brancas apareceram unidas no céu noroeste, onde também apareceu a imagem de Cristo.
Esses presentes e em cidades próximas ficaram profundamente comovidos, fazendo  atos de contrição, e implorando: "Senhor, tem piedade!"
Nesta aparição, Cristo foi chamado de "o Senhor da Misericórdia" e, em sua honra, em 1875, uma nova igreja paroquial foi abençoada, consagrada e dedicada a ele.
Também Antonio Jiménez,  o prefeito da cidade estava presente ao fato. Tanto ele como o padre enviaram cartas aos seus respectivos superiores dizendo que tinha acontecido.
Depois do milagre, um relatório do evento foi escrito com 30 testemunhas oculares. Cinquenta anos depois, em 1897, por ordem do então arcebispo de Guadalajara, Pedro Loza y Pardavé, outro relato do evento foi feita, com 30 outras pessoas, incluindo cinco sacerdotes.
Em 29 de setembro de 1911, o Arcebispo de Guadalajara, nesse momento José de Jesús Ortiz y Rodríguez, assinou um documento validando a aparição de Jesus Cristo em Ocotlán, e a devoção e veneração dada pelas pessoas daquela área para a estátua  de nosso Senhor da Misericórdia localizada no santuário do mesmo nome.

"Temos de reconhecer como um fato histórico, perfeitamente comprovado, a aparição da imagem abençoada de Jesus Cristo crucificado ... e que não poderia ter sido obra de uma alucinação ou fraude, uma vez que aconteceu em plena luz do dia, diante de mais de 2.000 pessoas ", disse o cardeal.

Após a sua aprovação e para cumprir com as disposições do Arcebispo de Guadalajara, em 1912, os fiéis começaram festas públicas em honra do Senhor da Misericórdia, recordando o Milagre de 1847. As celebrações, atualmente,dão-se nos últimos 13 dias, a partir de 20 setembro, até a festa, em 3 outubro .
Mais tarde, em 1997, São João Paulo II enviou sua Bênção Apostólica ao povo de Ocotlán, por ocasião dos 150 anos do milagre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse nosso programa semanal de rádio na Rádio Comunitária Caiense, das 12h30min às 14 horas e viva momentos de oração e alegria. A Rádio Comunitária Caiense fica na frequência 87.5 e você pode acessar o programa pelo computador, no site http://www.rcc.fm.br/! Esperamos você! Entre em contato pelo telefone também: (51) 3635-3152.