segunda-feira, 30 de maio de 2016

O que há por trás da opinião pública?


Os meios de comunicação têm um peso importante na formação das mentes de milhões de pessoas
Por Fr. Fernando Pascual
Roma, 31 de Julho de 2015 (ZENIT.org)
Os meios de comunicação têm um papel importante na formação da mentalidade de milhões de pessoas. Com a sua informação eomissões alimentam e promovem o que chamamos de "opinião pública".
Os meios de comunicação são tão fortes que receberam o nome de "quarto poder", uma fórmula que alguns restringem à imprensa clássica, mas que também poderia ser verdade para alguns dos fenômenos que caracterizam o mundo da Internet.
Por trás dos meios de comunicação, especialmente por trás das grandes agências de notícias, há pessoas reais, com interesses enecessidades, algumas delas estão sob pressão de outros poderes, como grupos econômicos ou autoridades políticas.

Portanto, por trás da opinião pública não existe apenas meios informativos populares (imprensa, rádio, televisão, Internet, etc), mas homens e mulheres. Uns, honestos e amantes da verdade. Outros, interessados na defesa das suas próprias ideologias pessoais. Outros, talvez em número maior do que poderíamos imaginar, vivem submetidos às indicações dos seus chefes, que determinam o que deve ser “informado” e em que condições.
O mito (alguns ainda acreditam) do jornalismo independente é apenas isso: um mito. Porque muitos jornalistas trabalham ou com o material que oferecem as grandes agências de informação (muitas delas cheias de interesses e de ideologias), ou com material próprio que procura que seja aceito e publicado pelo meio de comunicação que o contratou. Assim, esses jornalistas vivem vinculados às ideias de outros, pois só assim será possível não perder o contrato que lhes permite receber um salário no final do mês.
Se reconhecemos que boa parte do jornalismo mundial sobrevive submetido aos poderes econômicos e ideológicos, teremos dado o primeiro passo para adquirir um espírito mais crítico diante de tantas “notícias” que não são notícia, e diante de tantas notícias reais que chegam revestidas de uma forte carga ideológica e deformadora.
Ao mesmo tempo, começaremos a procurar fontes alternativas de informação, tais como as decorrentes de genuínos amantes da verdade, homens e mulheres autônomos que não dependem economicamente de outras pessoas e nem se curvam diante das ideologias da moda.
Talvez esses "jornalistas alternativos" encontrados na Internet ou em outros meios espaços para divulgar notícias não manipuladas e bem preparadas, e para transmitir reflexões profundas e enriquecedoras. Se os encontramos, vamos nos beneficiar de seu trabalho e teremos acesso a um mundo de informações válidas e bem analisadas. Esse é o grande objetivo de um jornalismo autêntico e livre, graças ao qual será possível avançar no sentido de uma "opinião pública" madura e bem formada.
[Fonte: Catholic.net / Traduzido por ZENIT] 

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