Postado em
Concluíram-se nesta quarta-feira, 16, os trabalhos da reunião do C9 (foto), o conselho dos cardeais encarregados de estudar a reforma da Cúria Romana e ajudar o papa no governo da Igreja universal. Depois dos dois primeiros encontros, que se referiram à Secretaria para a Economia e à Secretaria para a Comunicação, um próximo passo será a instituição de uma nova congregação, dedicada aos leigos, à família e aos temas relacionados com a vida.
Uma proposta do C9 nesse sentido já havia sido discutida na reunião dos chefes de dicastério da Cúria Romana e, depois, havia sido ilustrada e discutida por todos os cardeais reunidos em consistório em fevereiro passado, registrando um amplo consenso. O novo dicastério vai reunir as competências atualmente divididas entre o Pontifício Conselho para os Leigos, liderado pelo cardeal Stanislaw Rylko, e pelo Pontifício Conselho para a Família, dirigido pelo bispo Vincenzo Paglia.
A Pontifícia Academia para a Vida fará referência a nova estrutura, mas, enquanto os dois primeiros conselhos estão destinados a desaparecer, fundindo-se no novo órgão, a Academia – da qual também participam estudiosos não católicos – continuará existindo.
É significativo que o novo dicastério dedicado aos leigos assuma a estrutura de uma congregação, isto é, de um “ministério” vaticano do mais alto nível, como são as Congregações para a Doutrina da Fé, dos Bispos, do Clero, dos Religiosos, dos Santos e da Educação Católica. Um sinal que vai na direção de valorizar o laicado, segundo as indicações do Concílio Ecumênico Vaticano II.
Os cardeais do C9 apresentarão uma proposta bem definida ao Papa Francisco, que provavelmente não vai aguardar a conclusão do quadro das reformas e a nova constituição apostólica, sobre a qual o conselho dos purpurados está trabalhando.
Ainda em fevereiro passado, o diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Pe. Federico Lombardi, havia observado: “Nada impede que, durante esse processo de reforma, já se possam ter implementações mais específicas, a título experimental, depois retomadas na redação final”. A instituição da nova congregação poderia ocorrer em breve e prever um período de teste, para depois ser finalmente enquadrada no contexto geral da reforma.
Atualmente, os dois Pontifícios Conselhos de cuja fusão nascerá o novo dicastério dos leigos e da família têm a sua sede no Palácio Vaticano de São Calisto, em Trastevere.
Já se tinha falado várias vezes sobre a possibilidade de que, à frente da nova congregação, houvesse leigos, mas ainda em fevereiro passado o Pe. Lombardi havia excluído que o responsável último do dicastério pudesse ser um leigo. Embora não se descarte que sejam leigos os secretários ou secretários adjuntos da congregação.
Andrea Tornielli, publicada no sítio Vatican Inside.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Acesse nosso programa semanal de rádio na Rádio Comunitária Caiense, das 12h30min às 14 horas e viva momentos de oração e alegria. A Rádio Comunitária Caiense fica na frequência 87.5 e você pode acessar o programa pelo computador, no site http://www.rcc.fm.br/! Esperamos você! Entre em contato pelo telefone também: (51) 3635-3152.