quinta-feira, 14 de agosto de 2014

A Igreja na Coréia do Sul

A Igreja católica tem no país 328 centros educativos de todos os níveis, com 221 mil estudantes, além de 49 centros de educação especial. Existem também 200 centros assistenciais de propriedade da Igreja ou dirigidos por eclesiásticos, bem como 40 hospitais, 4 consultórios, 9 leprosários, 513 casas para idosos e deficientes, 277 orfanatos e creches e 83 consultórios familiares e centros para a proteção da vida.
O crescimento da Igreja católica na Coreia do Sul é notável. Em 1949, calculava-se que a população católica girasse em torno de 1,1%, com apenas 81 sacerdotes e 46 paróquias. Logo após Concílio Vaticano II, os católicos chegavam a 2,5%. Cinquenta anos depois, os católicos na Coreia do Sul ultrapassam 10% da população.
O cristianismo foi introduzido no país pelos próprios coreanos antes mesmo da chegada dos missionários estrangeiros. Foram alguns jovens intelectuais que, através da leitura de livros sobre o cristianismo, vindos da China, começaram a se interessar por essa fé. Em 1592, um missionário espanhol, pe. Gregorio Céspedes, chegou ao território coreano e passou seis meses, junto com um religioso japonês, como capelão dos soldados, para quem celebrava a missa e administrava os sacramentos. Foi no acampamento militar japonês que ele ensinou o catecismo e batizou alguns prisioneiros coreanos.

Em entrevista recente, o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado, falando da viagem do Santo Padre à Coreia do Sul, explicou ao Centro Televisivo Vaticano que "a importância desta viagem tem três aspectos principais: o primeiro é o fato de que o papa, pela primeira vez, se dirige ao Extremo Oriente, uma região do mundo que ganha relevância cada vez mais acentuada na política e na economia mundial. O segundo é que o papa se dirige a todo o continente, não somente à Coreia, graças a esta celebração da jornada asiática da juventude, da qual participarão representantes da juventude dos países vizinhos. O terceiro aspecto é o do futuro: a juventude representa o futuro e, portanto, o papa se dirige ao futuro desse continente, ao futuro da Ásia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse nosso programa semanal de rádio na Rádio Comunitária Caiense, das 12h30min às 14 horas e viva momentos de oração e alegria. A Rádio Comunitária Caiense fica na frequência 87.5 e você pode acessar o programa pelo computador, no site http://www.rcc.fm.br/! Esperamos você! Entre em contato pelo telefone também: (51) 3635-3152.