terça-feira, 31 de janeiro de 2023

O dom de Temor de Deu e nossa docilidade

Francisco Faus

Quando o secundamos docilmente: nos abre os olhos à infinita grandeza e bondade de Deus Uno e Trino, de tal modo que vemos com uma luz poderosa que, "na terra– como dizia são Josemaría – ,só há um mal que devemos temer e, com a graça divina, evitar: o pecado" (Caminho, n. 386). Leva-nos a ter espírito de adoração, capaz de extasiar-se perante a beleza infinita de Deus e de seu Amor, e, por isso mesmo, capaz também de experimentar verdadeiro temor filial de pecar e de ficarmos afastados dEle. 

Quando o obstruimos: Se esse temor filial começasse a arrefecer, se instalaria na alma a tibieza, e a nossa consciência se iria deteriorando pouco a pouco, tomada de cegueira e endurecimento, e poderia até chegar a perder quase de todo a sensibilidade moral em relação ao pecado. Então, os pecados veniais (de raiva, inveja, , sensualidade, preguiça, irritação, murmuração, gula, vaidade, egoísmo...) nos deixariam cada vez mais indiferentes e seríamos arrastados a cair no pecado mortal com facilidade. Essa tibieza nos afasta também – como é lógico – do espírito de contrição, da prática da confissão e dos exercícios de penitência, que chegam a assustar ou a escandalizar até mesmo aos pastores que deveriam praticá-los e aconselhá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse nosso programa semanal de rádio na Rádio Comunitária Caiense, das 12h30min às 14 horas e viva momentos de oração e alegria. A Rádio Comunitária Caiense fica na frequência 87.5 e você pode acessar o programa pelo computador, no site http://www.rcc.fm.br/! Esperamos você! Entre em contato pelo telefone também: (51) 3635-3152.