quarta-feira, 1 de maio de 2024

«Se alguém permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto»

 

Bulle

Beato Maria Eugénio do Menino Jesus (1894-1967)
carmelita, fundador de Notre Dame de Vie
«O santo no Cristo total»


«Fui Eu que vos escolhi e destinei, para que vades e deis fruto e o vosso fruto permaneça» (Jo 15, 16). esta declaração de Jesus, proferida na Última Ceia, vem na sequência das suas afirmações sobre os laços que, a partir daquele momento, O unem aos seus apóstolos: «Eu sou a videira, vós sois os ramos. Se alguém permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto, porque sem Mim nada podeis fazer». O ramo vive da seiva que sai da videira. A sua função é transformar a seiva em frutos. É essa a sua razão de ser. Assim, se o ramo não dá fruto, é natural que seja cortado e lançado ao fogo: tal é a ordem das coisas.
Jesus sublinha este facto para indicar que a fecundidade é a razão da escolha dos seus apóstolos e da sua ação sobre eles. Eles devem ir pelo mundo e dar fruto, para glória do Pai. O mundo para onde Ele os envia é mau, perigoso e perseguidor. Por isso, Jesus reza por eles, não para «que os tires do mundo, mas que os livres do mal» (Jo 17,15). Após a sua ressurreição, Jesus dirá ainda: «Tal como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós» (Jo 20,21).
Não há dúvida, portanto, de que a obra de santificação realizada por Jesus nos seus apóstolos, os misteriosos laços de graça que criou com eles e os poderes surpreendentes que lhes conferiu estão ordenados à missão dos apóstolos no mundo. A plenitude da graça e a plenitude dos poderes que Ele conferiu visam fazer apóstolos que prossigam a missão de Jesus. Eles foram escolhidos por Ele e serão transformados pelo seu Espírito, para se tornarem outros Cristos aqui na Terra e para darem fruto no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse nosso programa semanal de rádio na Rádio Comunitária Caiense, das 12h30min às 14 horas e viva momentos de oração e alegria. A Rádio Comunitária Caiense fica na frequência 87.5 e você pode acessar o programa pelo computador, no site http://www.rcc.fm.br/! Esperamos você! Entre em contato pelo telefone também: (51) 3635-3152.