terça-feira, 16 de agosto de 2022

«Receberá cem vezes mais agora, no tempo presente» (Mc 10, 30)

 

São Pedro Damião (1007-1072)
eremita, bispo, doutor da Igreja
Sermão 9; PL 1, 54-553



Temos de viver desligados das coisas que possuímos e da nossa própria vontade, se quisermos seguir Aquele que não tinha «onde reclinar a cabeça» (Lc 9,58), e que não veio para fazer a sua vontade mas, como Ele próprio disse, «a vontade daquele que Me enviou» (Jo 6,38). [...]. Desse modo, conheceremos por experiência própria o que a Vontade promete a quem tudo abandona e caminha seguindo os seus passos: «Receberá cem vezes mais agora [...] e, no tempo futuro, a vida eterna» (Mc 10,30). De facto, o dom do cêntuplo é um grande conforto para a nossa caminhada, e a posse da vida eterna será a felicidade infinita na pátria celeste.
Mas o que é este cêntuplo? É o consolo do Espírito, que é doce como mel, as visitas que Ele nos faz e os seus primeiros frutos. É o testemunho da nossa consciência, é a feliz e alegre espera dos justos, é a memória da bondade generosa de Deus, e é também, na verdade, a imensidão da sua doçura. Quem experienciou estes dons não precisa que se fale deles; mas como descrevê-los por simples palavras a quem não os conhece?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse nosso programa semanal de rádio na Rádio Comunitária Caiense, das 12h30min às 14 horas e viva momentos de oração e alegria. A Rádio Comunitária Caiense fica na frequência 87.5 e você pode acessar o programa pelo computador, no site http://www.rcc.fm.br/! Esperamos você! Entre em contato pelo telefone também: (51) 3635-3152.