Muitas vezes os cristãos pensam que os judeus estavam apenas esperando o futuro rei vir e libertá-los para o Império Romano. E isso é verdade, alguns judeus estavam esperando por isso. Mas se você quer entender João Batista, precisa entender que as esperanças da Bíblia, dos profetas do Antigo Testamento, eram muito mais do que apenas um Messias político e terreno para libertar os judeus do Império Romano. Você tem que ler todas as profecias de Isaías, porque se você olhar aqui, Isaías continuará falando, não apenas sobre um Messias, mas sobre uma nova criação, uma nova Jerusalém, a conversão do mundo inteiro e até uma nova têmpora. Então, vamos terminar o texto para a primeira leitura e você verá essas imagens. Verso 6, quando este Messias vier e a raiz de Jessé for restaurada:
O lobo habitará com o cordeiro,
e o leopardo se deitará com a criança,
e o bezerro, o leão e o gamo juntos,
e uma criança pequena os guiará.
A vaca e o urso devem se alimentar;
seus filhotes se deitarão juntos;
e o leão comerá palha como o boi.
A criança que chupa deve brincar sobre o orifício do aspirador,
e a criança desmamada deve colocar a mão na cova do somador.
Eles não devem ferir ou destruir
em todo o meu santo monte;
porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR
como as águas cobrem o mar.
Naquele dia, a raiz de Jessé permanecerá como uma bandeira para os povos; ele procurará as nações, e suas habitações serão gloriosas.
Agora você pode não ter percebido, então, para ficar claro, veja as imagens aqui. Todas essas imagens do lobo com o cordeiro, o leopardo com a criança e o bezerro e o leão juntos, são todas imagens do Éden. Se você voltar ao livro de Gênesis 2–3, há paz e harmonia não apenas entre Adão e Eva, mas Adão e Eva e toda a criação. Então a imagem aqui é de um Éden, um paraíso restaurado, onde não há derramamento de sangue, não há violência, não há conflitos, e até a criança pode brincar com o adicionador, ou o traseiro com uma serpente, sem risco de ser prejudicada . Então, esses são números para uma nova criação, para um novo Éden. E, novamente, quando ele diz que eles não devem ferir ou destruir minha montanha sagrada, essa é a imagem de uma nova Jerusalém, uma nova cidade de Deus, onde não haverá mais dor, sofrimento ou choro, mas haverá seja paz e harmonia no mundo. E finalmente, a imagem de toda a Terra cheia do conhecimento do Senhor, essa é a esperança para a conversão dos gentios. Sempre que você vê a imagem do Messias em pé como uma bandeira para as nações, essa língua das nações em hebraico é goyim, que literalmente significa as nações gentias ou apenas os gentios. Então o rei de Israel será o estandarte para os gentios e todos eles virão e adorarão o Deus de Israel. E finalmente, finalmente, um último ponto aqui, diz que o rei, o futuro rei que Isaías está descrevendo, que suas habitações serão gloriosas. Literalmente em hebraico, seus tabernáculos serão gloriosos. Portanto, temos a imagem de um novo santuário, um novo templo, novos locais de culto para a glória de Deus, que serão lindos e gloriosos.
Então é isso que o povo judeu estava esperando. Eles estavam esperando por um novo reino, um novo rei, uma nova criação, um novo êxodo, uma nova Jerusalém e um novo templo. Em outras palavras, eles estavam esperando que todas as coisas fossem feitas novas e, quando João Batista entra em cena, vai para as águas do rio Jordão e diz que o reino dos céus está próximo, todos eles sabiam o que ele queria dizer. , que ele está anunciando o cumprimento das profecias do Antigo Testamento, finalmente esperadas pelos judeus por séculos a serem cumpridas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Acesse nosso programa semanal de rádio na Rádio Comunitária Caiense, das 12h30min às 14 horas e viva momentos de oração e alegria. A Rádio Comunitária Caiense fica na frequência 87.5 e você pode acessar o programa pelo computador, no site http://www.rcc.fm.br/! Esperamos você! Entre em contato pelo telefone também: (51) 3635-3152.