O Santuário de Lourdes (França) preparou um programa especial para os peregrinos, com particular destaque para a visita do Papa Francisco, em maio, retransmitindo a emissão das celebrações a partir do sinal distribuído pelo Santuário de Fátima.
“Cada Santuário revela uma parte da missão de Maria e cada um tem um carisma particular, sem entrar em contradição com os carismas dos outros”, refere um documento enviado pelo Santuário de Lourdes à Santuário de Fátima.
“Quando um Santuário celebra o seu jubileu, todos os Santuários dedicados a Maria rejubilam por ver atualizar a mensagem de que são todos portadores. O Santuário de Lourdes entende celebrar Maria acolhendo os peregrinos que lá chegam, seja quando estão a caminho de Fátima como quando regressam”, esclarece o documento.
O Santuário de Lourdes preparou um programa especial, de maio a outubro, uma exposição sobre os grandes santuários marianos; procissões marianas com as imagens e/ou estátuas de Nossa Senhora de Fátima e a apresentação do filme das Aparições em Lourdes e em Fátima.
Durante o ano serão celebrados especialmente os dias 11 de cada mês, centrados em Nossa Senhora de Lourdes; o dia 13 de cada mês evocando Nossa Senhora de Fátima e, em maio, a retransmissão das celebrações da peregrinação Internacional aniversária que será presidida pelo Papa Francisco.
Nos dias 13 de cada mês, o programa do Santuário francês, durante este ano, é inteiramente dedicado a Fátima começando com a Consagração ao Imaculado coração de Maria, seguida de Missa pelas intenções do Papa e consagração a Maria, história das aparições de Lourdes e de Fátima (vídeo), exposição comentada e procissão de velas.
O Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, será o legado papal em Lourdes, neste 11 de fevereiro de 2017, festa de Nossa Senhora de Lourdes e Dia Mundial do Doente.
|
||||
O Papa Francisco estará em Fátima de 12 a 13 de maio de 2017 em peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no Centenário.
Para o bispo de Leiria-Fátima, D. António Augusto dos Santos Marto, “é um motivo de grande alegria”. Para o reitor do Santuário de Fátima, Pe Carlos Cabecinhas, “è uma alegria porque sabemos que esses dias serão de uma peregrinação marcada por essa festividade que é o centenário, e por outro lado, porque assinala a presença de um Papa no meio de nós e de um Papa tão amado como é o papa Francisco”.
O programa da visita do Papa à Cova da Iria só será divulgado posteriormente.
A 7 de setembro do ano passado, no encontro dos bispos de Portugal durante a visita ad limina com Papa Francisco demonstrou o “desejo profundo” de visitar Fátima, ao afirmar: “tengo ganas de ir a Fátima” (“quero ir a Fátima”).
E já o tinha dito também, em privado, ao bispo da diocese de Leiria-Fátima, em abril de 2015 que, “se Deus [me] der vida e saúde” estaria na Cova da Iria para celebrar o centenário das aparições de Fátima.
Papa Francisco será o quarto Papa a visitar Fátima depois de Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991 e 2000) e Bento XVI (2010).
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Acesse nosso programa semanal de rádio na Rádio Comunitária Caiense, das 12h30min às 14 horas e viva momentos de oração e alegria. A Rádio Comunitária Caiense fica na frequência 87.5 e você pode acessar o programa pelo computador, no site http://www.rcc.fm.br/! Esperamos você! Entre em contato pelo telefone também: (51) 3635-3152.