Reforma da Liturgia. De novo?
Dias atrás, falou-se na
imprensa e em alguns ambientes eclesiais de uma eventual nova reforma da
Liturgia na Igreja. Propagou-se que os sacerdotes deveriam celebrar novamente a
Missa voltados “ad Orientem” (para o Oriente),
que significa que deveriam celebrar voltados para a parede, em vez de voltados
para o povo, como se fazia antes da reforma do Concílio Vaticano II. Além
disso, a santa Comunhão deveria ser recebida ajoelhados e diretamente sobre a
língua.
A questão surgiu depois de uma recomendação, aos sacerdotes, do cardeal Roberto Sarah, Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplinados Sacramentos, na abertura de um encontro sobre Liturgia, em Londres. Não se tratou de um ato oficial da Santa Sé, mas de um desejo do Cardeal,preocupado com o significado da liturgia do Advento; por ser ele o encarregado do Papa para a Liturgia em toda a Igreja, sua palavra foi tomada poralguns como se já fosse uma decisão da Santa Sé, com o aval do Papa.
Sem demora, acaloradas discussões sobre uma suposta “reforma da reforma litúrgica” tomaram conta de alguns setores eclesiais; para alguns, serianecessário rever a reforma litúrgica promovida pelo Concílio, nas diretrizes da Constituição Sacrosanctum Concilium (1963).
Isso significaria, naprática, voltar à maneira
de celebrar a Liturgia antes do Concílio Vaticano II; motivos para tal revisão seriam a
“intocabilidade” das normas litúrgicas anteriores ao Concílio, os abusos e a
“dessacralização” das celebrações litúrgicas, supostamente causados pelas
reformas conciliares.
Depressa, porém, a questão foi esclarecida durante uma audiência do cardeal Sarah com o Papa
Francisco; e, no dia 11 de julho, o Padre Lombardi, porta-voz da Santa Sé, emitiu um Comunicado oficial, com “alguns esclarecimentos sobre a celebração da Missa”. Com suas
palavras, o cardeal Sarah não estava
anunciando orientações diversas daquelas atualmente vigentes nas normas litúrgicas e nas palavras do próprio
Papa sobre a celebração “de frente para o povo” e sobre o rito ordinário da Missa.
O Comunicado recorda as normas da
Instrução Geral do Missal Romano, relativas à celebração eucarística: “O
altar-mor seja erigido separado da parede, para ser facilmente circundável e
para que nele se possa celebrar de frente para o povo, como convém fazer em
toda parte onde isso for possível. O altar ocupe um lugar que seja, de fato, o
centro para onde se volte espontaneamente a atenção de toda a assembleia dos
fiéis. Normalmente, seja fixo e dedicado” (nº 299).
No Comunicado, ficou claro que não está
em andamento nenhuma “reforma da reforma da Liturgia”. E até se recomendou que
seja evitado o emprego da expressão “reforma da reforma litúrgica”, que pode
induzir a equívocos sobre a validade da disciplina litúrgica vigente na Igreja.
Resolvida a questão, vale lembrar, no entanto, que a reforma promovida pelo Concílio não autoriza nem avaliza cometer abusos na Liturgia. Adisciplina litúrgica é regulada pelo Magistério da Igreja; e, sem prejuízo da criatividade, das liberdades e alternativas
previstas nos ritos, ninguémestá autorizado, por iniciativa própria, a mudar a forma das celebrações e as normas litúrgicas prescritas. Mas a reforma do Concílio também supõe e
requer uma contínua e adequada formação litúrgica do povo de Deus.
O critério fundamental da reforma
litúrgica do Concílio é que “todos os fiéis sejam levados àquela plena, cônscia
e ativa participação das celebrações litúrgicas, que a própria natureza da
Liturgia exige e à qual, por força do Batismo, o povo cristão (...) tem direito
e obrigação” (SC 14). A atenção e fidelidade criteriosa às normas litúrgicas
deve sempre ter em vista essa “participação plena, consciente e ativa” dos
fiéis nas celebrações da Liturgia, para que possam receber os abundantes frutos
dos sagrados Mistérios celebrados.
Quanto à maneira de comungar, os fiéis
têm a liberdade de receber a sagrada Comunhão na mão ou, diretamente, na boca;
também podem recebê-la de joelhos, ou em pé. O que importa, mais que tudo, é
que a recebam com fé, a fé da Igreja no Sacramento da Eucaristia, e com aquela
dignidade interior e devoção exterior que convém à Eucaristia.
Cardeal
Odilo Pedro Scherer
Arcebispo
metropolitano de São Paulo
Publicado
no Jornal O SÃO PAULO edição 3111 - De 20 a 27 de julho de
2016.
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