Zenit/Redacao
“Viva a Caritas, viva a Caritas, viva a Igreja!”. Com esses gritos de alegria, os refugiados sírios e iraquianos no Líbano deram as boas-vindas ao cardeal Luis Antonio Tagle, presidente da Caritas Internationalis, em visita oficial ao País dos Cedros. O cardeal filipino chegou ontem e visitou um campo de refugiados no Vale de Bekaa, onde os prófugos da guerra na Síria são assistidos pela Caritas Líbano.
Por telefone, ele disse à Rádio Vaticano: “É muito claro que o sofrimento dos refugiados tem uma raiz não só econômico, mas política. Para mim, a resposta urgente por parte da comunidade internacional é buscar as formas de resolver os conflitos políticos. É necessário um esforço, uma campanha urgente pela paz para resolver o sofrimento dos povos, dos refugiados”.
Contando a sua experiência entre os trabalhadores migrantes e suas famílias, Tagle disse que “as famílias dos trabalhadores e refugiados apreciam muito a Igreja, a Caritas e a inspiração dada pelo papa Francisco. Eu também – acrescentou – quero expressar a gratidão da Igreja por todos os voluntários, não só da Caritas Líbano, mas também das Caritas das diversas nações que hoje dão testemunho da caridade e esperança para os pobres”.
“Eu conheci uma família vinda da Síria, uma família muçulmana”, continuou o cardeal. “O pai de família gritava: ‘Viva a Caritas, viva a Caritas, viva a Igreja’. Aquilo me tocou no fundo do coração, muito, muito, não por orgulho, mas pela validade do testemunho do amor pelos outros”.
A visita do presidente da Caritas Internationalis, que, no ano passado, já tinha ido a Idomeni, na Grécia, para se encontrar com os refugiados, termina nesta quarta-feira, 2 de março.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Acesse nosso programa semanal de rádio na Rádio Comunitária Caiense, das 12h30min às 14 horas e viva momentos de oração e alegria. A Rádio Comunitária Caiense fica na frequência 87.5 e você pode acessar o programa pelo computador, no site http://www.rcc.fm.br/! Esperamos você! Entre em contato pelo telefone também: (51) 3635-3152.