sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

XIII Congresso Nacional das Novas Comunidades reflete sobre os sentimentos de Cristo


O evento contou com a presença de pregadores nacionais e internacionais, representantes do espiscopado brasileiro, como Dom Orani João Tempesta, Cardeal do Rio de Janeiro, Dom Alberto Taveira, Arcebispo de Belém do Pará e Diretor espiritual da Catholic Fraternity, Dom Tomé Ferreira da Silva, Bispo de São José do Rio Preto

Louvor, adoração, formação e fraternidade são palavras que podem caracterizar o que se viveu no XIII Congresso Nacional das Novas Comunidades, que aconteceu entre os dias 24 e 26 de julho, realizado em São José do Rio Preto-SP, que reuniu mais de 1.500 pessoas, representantes de mais de 300 Associações e Novas Comunidades provenintes de 110 dioceses de todo o Brasil. As Novas Comunidades são realidades associativas nascidas após o Concílio Vaticano II, na década de 60, uma realidade que, no Brasil, conheceu um florescimento considerável nos últimos anos.
Dentre essas novas fundações encontra-se a Comunidade Católica Mar a Dentro, uma associação privada de fiéis, que este ano sediou e organizou este congresso, propondo como tema “Tende em vós o mesmo sentimento de Cristo Jesus” (Fil 2,5), que é também o lema que acompanha a Comunidade na celebração do Jubileu de 25 anos de sua fundação. Juntamente com a Catholic Fraternity – regional Brasil, que é o organismo que representa as Novas Comunidades diante da Santa Sé, a Comunidade Mar a Dentro pôde proporcionar esse importante momento de formação, reflexão, oração e fraternidade que certamente veio de encontro às necessidades de muitos que percorrem o caminho eclesial das novas fundações.
O evento contou com a presença de pregadores nacionais e internacionais, representantes do espiscopado brasileiro, como Dom Orani João Tempesta, Cardeal do Rio de Janeiro, Dom Alberto Taveira, Arcebispo de Belém do Pará e Diretor espiritual da Catholic Fraternity, Dom Tomé Ferreira da Silva, Bispo de São José do Rio Preto e anfitrião do evento em sua diocese, que deu um grande apoio para a realização do mesmo. O arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva também esteve presente, além de outros bispos e arcebispos que vieram para prestigiar o Congresso e dar o seu apoio às novas comunidades.
O Congresso contou com a presença do escritor e psicanalista francês Monsenhor Tony Anatrella, sacerdote e psicanalista social da Arquidiocese de Paris, consultor do Pontifício Conselho para a Família e do Pontifício Conselho para a Saúde, autor de muitas obras traduzidas em diversas línguas, inclusive o português, dentre as quais “O Sexo Esquecido”, “A Diferença Interdita” e “O Amor e o Preservativo”. Também da Itália o Congresso recebeu a contribuição do Monsenhor Mauro Orsatti, doutor em ciências bíblicas, professor na Faculdade Teológica de Lugano (Suíça) e professor convidado na universidade de Cluj-Napoca (Romênia). Ele é autor de vários livros na mesma área, muitos deles traduzidos em diversas línguas, incluindo o português.

Contribuíram com suas colocações também membros importantes das Novas Comunidades e da Renovação Carismática Católica, fundadores, cofundadores e formadores, trazendo a todos a experiência de suas comunidades.
Ponto alto de todo o encontro foram as celebrações eucarísticas, realizadas com muita solenidade, um forte sinal de que na diversidade de carismas e comunidades ali representados, o elemento de unidade é Jesus Cristo e a missão da nova evangelização que Ele lhes confiou, que deve ser realizada com os mesmos sentimentos que moveram a sua missão de Salvador.
O próximo Congresso das Novas Comunidades será em maio de 2016 e acontecerá em Niterói – RJ, sediado pela Comunidade Católica Santos Anjos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse nosso programa semanal de rádio na Rádio Comunitária Caiense, das 12h30min às 14 horas e viva momentos de oração e alegria. A Rádio Comunitária Caiense fica na frequência 87.5 e você pode acessar o programa pelo computador, no site http://www.rcc.fm.br/! Esperamos você! Entre em contato pelo telefone também: (51) 3635-3152.