MENSAGEM EM OCASIÃO AO DIA DA VIDA CONSAGRADA E TAMBÉM DO ENCERRAMENTO DO ANO DA VIDA CONSAGRADA 2016
Novas Comunidades: um desafio para a Nova Evangelização
Queridos irmãos e irmãs,estamos em pleno Ano da Misericórdia convocado pelo Papa Francisco,trabalharmos para a evangelização, estamos terminando o Ano da Vida Consagrada e agradecemos a Deus pela missão que nos deu para sermos enviados para anunciar o Evangelho a todas as pessoas (cf.Mc 16,15).A Igreja nasce da ação evangelizadora, é preciso trabalhar com urgência na ação evangelizadora da Igreja (cf.DGAE 2015-2019 nn.30-33).Entretanto, a evangelização é um desafio, temos que assumir o compromisso de nos tornarmos novos evangelizadores para a nova evangelização.
O Papa Francisco, na Evangelii Gaudium,nos proporciona um desafio que precisamos ser Igreja "em saída",e ele nos chama a nossa atenção nesse aspecto: "Frisamos que a evangelização está essencialmente relacionada com a proclamação do Evangelho àqueles que não conhecem Jesus Cristo ou que sempre o recusaram. Muitos deles buscam secretamente a Deus, movidos pela nostalgia do seu rosto,mesmo em países de antiga tradição cristã.Todos têm o direito de rceber o Evangelho." (EG 14).
Entramos agora no Ano da Misericórdia,tivemos a graça de celebrarmos esse Ano Jubilar. Na Misericordiae Vultus,o Santo Padre afirma: "A Igreja tem a missão de anunciar a misericórdia de Deus,coração pulsante do Evangelho,que por meio dele deve chegar ao coração e à mente de cada pessoa.A Esposa de Cristo assume o comportamento do Filho de Deus,que vai ao encontro de todos sem excluir ninguém.No nosso tempo,em que a Igreja está comprometida na nova evangelização,o tema da misericórdia exige ser reproposto com novo entusiasmo e uma ação pastoral renovada."(MV 12).
A Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica,na sua Carta Circular "Perscrutai", diz o seguinte em relação a nós que somos consagrados a Deus afirmando que "Os consagrados viveram e interpretaram estes novos horizontes. Anunciaram e testemunharam in primis o Evangelho com a vida, oferecendo ajuda e solidariedade de todo o tipo,colaborando nas tarefas mais diversas no sinal da proximidade cristã,envolvidos no processo histórico.Longe de lamentar a memória de épocas passadas,buscaram vivificar o tecido social e as suas instâncias com a vivente e traditio eclesial, testada nos séculos,segundo o habitus da fé e da esperança cristã".(Perscrutai n.5).
1.Novas Comunidades em desafio a uma nova evangelização.
Precisamos entrar nesse desafio de fazer com que a nova evangelização torne-se para nós o exemplo de vida missionária, sentir o ardor de evangelizar as pessoas, ir diretamente ao encontro das pessoas que necessitam de nós para anunciar a Boa Nova do Evangelho de Nosso Senhor. "A missão da Igreja Católica é colocar à disposição do gênero humano as forças salvadoras que ela recebe de Cristo.Propõe salvar a pessoa humana integralmente e restaurar a sociedade humana no que se refere à sua finalidade mais autêntica: o desenvolvimento integral a partir do bem comum" (Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2015,"Fraternidade Igreja e Sociedade",n.148).
... Esse é o melhor caminho que devemos seguir,encontrar um caminho de fé, um caminho em que nosso Senhor nos conduz a seguirmos os seus passos, levando em nosso coração todo o sentimento que temos por ele (cf.Fil 2,5).Esse é o sentido primordial em nossas vidas. "A comunhão é praticada,antes de mais nada,dentro das respectivas comunidades do Instituto.A este respeito,convido-vos a reler frequentes intervenções minhas,nas quais não me canso de repetir que críticas,bisbilhotices, invejas,ciúmes,antagonismos são comportamentos que não têm direito de habitar nas nossas casas."(cf.Papa Francisco,Carta Apostólica As Pessoas Consagradas 3).
2.Desafios das Comunidades no Documento de Aparecida.
O Documento de Aparecida trata para nós esse constante desafio que temos pela frente: "Aqui está o desafio fundamental que enfrentamos: mostrar a capacidade da Igreja para promover e formar discípulos e missionários que respondam à vocação recebida e comuniquem por parte,transbordando de gratidão e alegria,o dom do encontro com Jesus Cristo" (DAp 14).De acordo com o que pede o Documento de Aparecida,precisamos ser desafiados para ir e evangelizar as pessoas. .."A Igreja "em saída" é a comunidade dos discípulos missionários que "primeireiam"."(EG 24).
E para concluir essa mensagem,digo a todos os membros das Novas Comunidades,sejam também Igreja "em saída",sejam comunidades autênticas,sejam escolas de oração,sejam escolas de santidade,sejam também escolas do diálogo,é para isso que precisamos ouvir os ensinamentos de Jesus: "Vamos a outros lugares,nas aldeias da redondeza,a fim que lá também,eu proclame a Boa Nova.Pois para isso que eu saí".(Mc 1,38).Amados irmãos e irmãs,ao celebrarmos o Dia da Vida Consagrada,no dia 02 de fevereiro de 2016, precisamos nos consagrar a Deus,elevando sempre em nossos corações,levar a Palavra de Deus para um desafio maior,de sermos comunidades novas, reestabelecendo o nosso caminho de evangelizar as pessoas,conforme todos nós acrescentamos em nossa vida, para que cada um de nós tenhamos renovado em nós todas as coisas."Eis que faço nova todas as coisas" (Ap 21,5).Deus seja louvado!
JOSEPH CHARLES D´ALMADA BATISTA
Diretor de Comunicação
Fraternidade Pequena Via,Comunidade de Aliança
02 de Fevereiro de 2016
Festa da Apresentação do Senhor.Encerramento do Ano da Vida Consagrada
.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Acesse nosso programa semanal de rádio na Rádio Comunitária Caiense, das 12h30min às 14 horas e viva momentos de oração e alegria. A Rádio Comunitária Caiense fica na frequência 87.5 e você pode acessar o programa pelo computador, no site http://www.rcc.fm.br/! Esperamos você! Entre em contato pelo telefone também: (51) 3635-3152.