terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Sai o relatório do Vaticano sobre as religiosas de vida ativa nos EUA

O estudo durou três anos e incluiu 341 institutos e 50 mil religiosas
CIDADE DO VATICANO, 17 de Dezembro de 2014 (Zenit.org) - A Congregação vaticana para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica apresentou nesta terça-feira os resultados da visita feita às religiosas da LCWR (Leadership Conference of Women Religious) e do CMSWR (Council of Major Superiors of Women Religious), nos Estados Unidos. As visitas levaram três anos. Outros dois anos foram necessários para a recopilação e análise de toda a informação levantada.
A visita aconteceu de 2009 a 2012, motivada, como explicou o cardeal, pela consciência de que “a vida religiosa apostólica nos Estados Unidos estava experimentando desafios difíceis”.
[...] foi uma visita sem precedentes, feita a 341 institutos de religiosas que se dedicam ao ministério apostólico e que têm sua sede, uma casa provincial ou um programa de formação inicial nos Estados Unidos. Tanto os institutos diocesanos como os de direito pontifício, aos quais pertencem aproximadamente 50 mil religiosas nos Estados Unidos, fizeram parte da visita. [...] o dicastério nomeou uma religiosa norte-americana, a madre Mary Clare Millea, ASCJ, como visitadora apostólica, outorgando-lhe as faculdades para projetar e realizar a visita. Ela escolheu um grupo de colaboradores religiosos também norte-americanos para ajudá-la durante todo o processo. [...]
Monsenhor Carballo citou os sites que apresentam o informe completo: www.vatican.va, www.uisg.org, www.vidimusdominum.org,www.lcwr.org, www.cmswr.org, www.usccb.org.
A visitadora irmã Mary Clare Millea, ASCJ, afirmou que a visita proporcionou muitas oportunidades “para a reflexão, o diálogo e a comunhão entre as religiosas dos Estados Unidos, assim como com os pastores da Igreja e os fiéis leigos”. As superiores das congregações, incluindo as que inicialmente expressaram resistência a esta iniciativa, concordaram que o processo deu resultados positivos surpreendentes, como "a confrontação honesta com o poder transformador da Palavra de Deus", "as conversas espirituais profundas com as nossas irmãs sobre a vida, o testemunho e a mensagem das nossas fundadoras e fundadores", "o aprofundamento nos documentos da Igreja sobre a vida consagrada", "o aumento da solidariedade entre as religiosas e o renovado desejo de ir além das atitudes que nos impedem de estar em comunhão uns com os outros", e "uma maravilhosa gratidão manifestada às religiosas por bispos, clérigos e leigos, que se traduziu em nova fonte de energia e recursos entre nós e despertou um renovado interesse pela promoção das vocações à vida religiosa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse nosso programa semanal de rádio na Rádio Comunitária Caiense, das 12h30min às 14 horas e viva momentos de oração e alegria. A Rádio Comunitária Caiense fica na frequência 87.5 e você pode acessar o programa pelo computador, no site http://www.rcc.fm.br/! Esperamos você! Entre em contato pelo telefone também: (51) 3635-3152.