O capítulo 6 do Documento de Aparecida apresenta para a Igreja da América Latina, Caribe, e também para todos os povos, um caminho de formação para todo aquele que se deixa alcançar por Jesus e por Ele começa a ser chamado discípulo missionário. Voltemos nosso olhar para Jesus, o Mestre que formou pessoalmente seus apóstolos e discípulos.
Neste artigo e nos próximos, gostaria de fazer um caminho de fé, iluminando os cinco aspectos fundamentais que geram a identidade do discípulo missionário do Mestre, segundo o Documento de Aparecida.
1.O Encontro com Jesus Cristo
No desenrolar da vida, muitas vezes inesperadamente, surge um olhar apaixonado, acompanhado de uma voz que penetra o coração do homem: “Segue-me” (Mt 9,9). Esse primeiro olhar coloca o homem diante de uma experiência nova, abre-o à oportunidade de perceber-se amado, e desde sempre desejado por Deus. Essa nova percepção e abertura dos sentidos do homem para Deus é o que se denomina de encontro pessoal. Bento XVI recordou à Igreja que “não se começa a ser cristão por uma decisão ética ou uma grande ideia, mas pelo encontro com um acontecimento, com uma Pessoa, que dá um novo horizonte à vida e, com isso, uma orientação decisiva”. Eis a centralidade do Evangelho: o encontro da criatura com seu Criador.
Jesus se aproxima do ser humano para iniciar uma relação de amor real, transformadora e apaixonada. Esse passa a ser o encontro mais importante e decisivo na vida do novo discípulo, que agora tem um Mestre para sempre. Abre-se, no coração do discípulo, a possibilidade de se relacionar com Deus em Jesus Cristo. O que era distante, vago e talvez até impossível, concretiza-se na vida daquele que passa a crer nessa nova Presença. O Verbo se faz carne e habita também no coração do homem. Nasce assim o discípulo: uma pessoa apaixonada por Jesus, a quem reconhece como o Mestre que o conduz e o acompanha.
Jesus, Ele mesmo, sai ao encontro dos que Ele quer para Si, assim como o pastor atrás da ovelha perdida, como fica a esperar a samaritana no poço de Jacó, como a visita na casa de Zaqueu, a cura de cegos, leprosos, paralíticos e tantos outros. A iniciativa do encontro é do Mestre. Ele nos busca hoje através do eco do kerigma dos primeiros cristãos, atualizado no anúncio de Sua Paixão, Morte e Ressurreição na Igreja. É a partir do kerigma que acontece uma iniciação cristã verdadeira. Esse encontro se renova em cada Eucaristia celebrada e adorada, na Palavra meditada e partilhada, no pão partilhado em família, na vida da comunidade e em todos aqueles que sofrem por ainda não terem encontrado o sentido de suas vidas.
O Documento de Aparecida nos diz que “conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria.” (DAp 32) Feliz daquele que se deixou encontrar por Jesus, respondeu ao seu chamado pessoal e corresponde diariamente ao Seu olhar e à Sua voz, tornando sua vida uma continuação da presença do Mestre na Terra, entre os homens e mulheres do seu tempo.
Autor: Ricardo Martins, fundador da Comunidade Nos Passos do Mestr
e
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Acesse nosso programa semanal de rádio na Rádio Comunitária Caiense, das 12h30min às 14 horas e viva momentos de oração e alegria. A Rádio Comunitária Caiense fica na frequência 87.5 e você pode acessar o programa pelo computador, no site http://www.rcc.fm.br/! Esperamos você! Entre em contato pelo telefone também: (51) 3635-3152.