domingo, 16 de março de 2014

Como esta a Igreja em matéria de comunicação atual?



Aprovado Diretório de Comunicação para a Igreja no Brasil

Postado em 15 de março de 2014 por Redação1

Após mais de 13 anos de pesquisas, análises e práticas de comunicação vivenciadas nas dioceses, paróquias e comunidades, o Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aprovou na quinta-feira, 13, o Diretório de Comunicação para a Igreja no Brasil. O documento tem como principal objetivo motivar a Igreja para a reflexão sobre os aspectos da comunicação e sua importância na vida da comunidade eclesial.
O Diretório será apresentado no  4º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação e  2º Seminário Nacional de Jovens Comunicadores, que serão realizados de 24 a 27 de julho, em Aparecida (SP).

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Etapas
Antes da aprovação final, o texto do Diretório foi publicado em forma de Estudo da CNBB (nº 101),  “A comunicação na vida e missão da Igreja no Brasil”. A nova redação possui caraterísticas próprias da realidade da comunicação pastoral da Igreja no Brasil.
O Diretório foi apresentado aos bispos na 51ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, ocorrida em 2013, e recebeu emendas e sugestões. A decisão final para aprovação ficou sob a responsabilidade do Conselho Permanente da CNBB.
“Agora a Igreja tem um documento oficial produzido a partir das sugestões da Assembleia dos Bispos de 2013 e posteriormente com as correções indicadas pelo Conselho Permanente que aprovou o texto final”, explica dom Dimas.
Conteúdo
O Diretório é composto por dez capítulos, divididos em artigos que buscam apresentar diferentes aspectos do fenômeno comunicativo, são eles: 1- Comunicação e Igreja em um mundo em mudanças; 2- Teologia da Comunicação; 3- Comunicação e vivência da fé; 4- Ética e comunicação; 5- O protagonismo dos leigos na comunicação evangelizadora; 6- Igreja e mídia; 7- Igreja e mídias digitais; 8- Políticas de Comunicação; 9- Educar para a comunicação; 10- Comunicação na Igreja: atuação da Pascom. O Diretório traz ainda um glossário de comunicação que contempla termos próprios da área e relacionados à vida eclesial e da Igreja.
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“Cabe às dioceses e paróquias, assim como às diferentes pastorais, movimentos e às mídias católicas, estudar o Diretório, confrontando suas proposições com a realidade local e definir seus planejamentos e ações”, destaca Ir. Élide Fogolari.
Padre Clóvis revela que entre as novidades do Diretório estão as diferentes reflexões sobre os aspectos da comunicação, que incluem as mídias digitais. Ao final de cada capítulo são propostas pistas de ações com sugestões de atividades para formação, articulação, produção e espiritualidade da Pastoral da Comunicação. “A presença da Igreja no ambiente digital é incentivada por ser um lugar de testemunho e anúncio do Evangelho”, comenta padre Clóvis.


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