sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

A luta pela vida: Bird Box


BIRDBOX, SANDRA BULLOCK, FILM



Uma reflexão à luz da fé

Sinopse: Em um mundo pós-apocalíptico, Malorie (Sandra Bullock) e seus filhos precisam chegar a um refúgio para escapar do problema, isto é, criaturas que, ao serem vistas, fazem pessoas se tornarem extremamente violentas. De olhos vendados para não serem afetados, a família segue o curso de um rio para chegar em segurança ao seu destino.
Esta produção da Netflix é baseada no livro de mesmo nome do autor Josh Malerman, e chegou chamando a atenção, em especial, pela presença da atriz Sandra Bullock. Alguns criticaram, outros amaram… então, vamos falar um pouco sobre o filme.
É um filme sobre sobrevivência. Há um grande mal assolando o mundo, que leva as pessoas a se matarem, e o enredo mostra que aqueles que se escondem em uma casa buscam, acima de tudo, sobreviver a esse perigo, adaptando-se às dificuldades e tomando os cuidados necessários, mas não desistindo da vida e da felicidade. Mesmo diante de todas as dificuldades e perigos, sabem que vale a pena viver.
Outro ponto muito importante: a dependência do outro. Quando estão dentro da casa, desde que tenham alimento e água, não precisam sair e se arriscar. E quando isso estiver acabando? Quem vai sair e arriscar a própria vida? E como fazer para sair sem olhar as criaturas? Neste momento, a dependência do outro se torna fundamental para a sobrevivência, não só em razão daqueles que se arriscarão a sair do local seguro, mas porque sairão de olhos vendados e dependerão dos que estarão ao lado.
Tentar sobreviver é o mínimo que se pode fazer, em especial, para transmitir aos demais os reais motivos para viver, e de continuar a ter esperanças, mesmo diante das maiores dificuldades. Essa mensagem já nos foi dada pela Constituição Pastoral Gaudium et Spes, do Concílio Vaticano II:
“(…) o destino futuro da humanidade está nas mãos daqueles que souberem dar às gerações vindouras razões de viver e de esperar.”
Cabe a cada um de nós, enfrentando as nossas dificuldades, saber que nossa vida deverá ser instrumento para as gerações futuras, ensinando às crianças que vale a pena viver e ter esperanças. E mais, deixar de lado o nosso orgulho e reconhecer que dependemos uns dos outros também para a nossa sobrevivência, onde cada qual tem seu papel e é possível aprender com os demais.
Como filme, existem alguns problemas na produção (roteiro, montagem, etc.), que podem, inclusive, ter criado as críticas duras, mas, ainda assim, pode ser um filme a ser assistido mais de uma vez, observando os detalhes e escolhas dos personagens, colocando-se no lugar de cada um e se questionando sobre qual seria a sua decisão nos diversos momentos que surgem.
Na internet existem diversas teorias, sendo uma delas no sentido de que os seres que não podem ser vistos seriam uma alegoria para a depressão, e que, quando as pessoas se deixam ser atingidas pelos monstros buscam a auto-tortura e até mesmo o suicídio, como se nada mais importasse na vida (nem mesmo ela). Ainda com base nessa teoria, os pássaros seriam as boas lembranças e os momentos felizes que ajudariam a encontrar motivos para continuar vivendo. A teoria é interessante, mas não encontra respaldo no livro, pois o autor, em nenhum momento, se manifestou neste sentido.

Projeções de Fé | Jan 09, 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse nosso programa semanal de rádio na Rádio Comunitária Caiense, das 12h30min às 14 horas e viva momentos de oração e alegria. A Rádio Comunitária Caiense fica na frequência 87.5 e você pode acessar o programa pelo computador, no site http://www.rcc.fm.br/! Esperamos você! Entre em contato pelo telefone também: (51) 3635-3152.