domingo, 18 de março de 2018

A HISTÓRIA DO VAMPIRO


O "espírito do mundo" é ensinado por Paulo como o antagonista direto do "Espírito de Deus" (1 Cor 2, 12). Um papel decisivo desempenha nisso a opinião pública, hoje também literalmente espírito "que está no ar" porque se espalha.

"É um espírito de grande intensidade histórica, ao qual o indivíduo dificilmente pode escapar. Ele segue o espírito geral, tratando-o como óbvio. Agir ou pensar ou dizer algo contra ele é considerado insensato ou até mesmo uma injustiça ou um delito. Então não se ousa mais pôr-se diante das coisas e das situações e especialmente da vida de modo diverso de como ele as apresenta... A sua característica é de interpretar o mundo e a existência humana à sua maneira”.

É o que chamamos de "adaptação ao espírito dos tempos".

Ele funciona como o vampiro da lenda. O vampiro se prende às pessoas que dormem e, enquanto suga o sangue, injeta simultaneamente um líquido soporífero nelas que as faz dormir de forma ainda mais doce, de modo que se afundam cada vez mais no sono e ele pode sugar todo o sangue que deseja. O mundo, no entanto, é pior do que o vampiro, porque o vampiro não pode adormecer a presa, mas se aproxima dos que já dormem. O mundo em vez disso, primeiro, adormece as pessoas e, em seguida, suga-lhes todas as energias espirituais, injetando também uma espécie de líquido soporífero que faz o sono ainda mais doce.

O remédio nesta situação é que alguém nos grite no ouvido: "Acorde!". É o que a palavra de Deus faz em muitas ocasiões e que a liturgia da Igreja nos faz ouvir novamente no começo da Quaresma: "Desperta, tu que dormes” (Ef 5,14). (Frei Raniero Cantalamessa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse nosso programa semanal de rádio na Rádio Comunitária Caiense, das 12h30min às 14 horas e viva momentos de oração e alegria. A Rádio Comunitária Caiense fica na frequência 87.5 e você pode acessar o programa pelo computador, no site http://www.rcc.fm.br/! Esperamos você! Entre em contato pelo telefone também: (51) 3635-3152.