sábado, 16 de dezembro de 2017

Terceira liturgia semanal com a coroa do Advento

TODOS: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
CONDUTOR: Já estamos na terceira semana do Advento: aumenta nossa alegria e nosso júbilo pela vinda do Senhor Jesus, que está cada vez mais próximo de nós. Vamos acender a terceira vela de nossa coroa do Advento. O Senhor está mais próximo de nós e nos ilumina cada vez mais. Abramos nosso coração, que muitas vezes está em trevas, à luz admirável de seu amor.
LEITOR: Leitura do Evangelho de São Lucas (Lc 3,10-18): 10As multidões perguntavam a João: “O que é que devemos fazer?” 11Ele respondia: “Quem tiver duas túnicas, dê uma a quem não tem. E quem tiver comida, faça a mesma coisa.” 12Alguns cobradores de impostos também foram para ser batizados, e perguntaram: “Mestre, o que devemos fazer?” 13João respondeu: “Não cobrem nada além da taxa estabelecida.” 14Alguns soldados também perguntaram: “E nós, o que devemos fazer?” Ele respondeu: “Não maltratem ninguém; não façam acusações falsas, e fiquem contentes com o salário de vocês.” 15O povo estava esperando o Messias. E todos perguntavam a si mesmos se João não seria o Messias. 16Por isso, João declarou a todos: “Eu batizo vocês com água. Mas vai chegar alguém mais forte do que eu. E eu não sou digno nem sequer de desamarrar a correia das sandálias dele. Ele é quem batizará vocês com o Espírito Santo e com fogo. 17Ele terá na mão uma pá; vai limpar sua eira, e recolher o trigo no seu celeiro; mas a palha ele vai queimar no fogo que não se apaga.” 18João anunciava a Boa Notícia ao povo de muitos outros modos.
CONDUTOR: Vamos acender a terceira vela de nossa coroa. Cantemos “Coroa do Advento” (ou outro canto apropriado). (Uma pessoa acende a terceira vela enquanto se entoa o canto, se possível durante a terceira estrofe)
Coroa do Advento 1. Uma vela, na coroa, acendemos. Toda sombra se esvai com sua luz; Vigilantes, o Senhor esperemos: chegou o tempo do Advento de Jesus! Refrão: Meus irmãos, penitência e oração! Arrumemos nossa casa com alegria! Logo a ela o Senhor vai chegar, pelo ventre imaculado de Maria! 2. Outra vela, na coroa, acendemos, penitentes nos caminhos do Senhor. Consolando os aflitos, busquemos novos céus e nova terra, com ardor! 3. A terceira vela hoje acendemos e cantamos: “Alegrai-vos no Senhor!” No deserto, uma voz escutemos: “Praticai a justiça e o amor!”
CONDUTOR: Recorramos agora a Santa Maria, que colaborando com o Plano do Pai permitiu que a luz do Senhor ilumine à humanidade, e peçamos que siga intercedendo por nós neste tempo de preparação. Rezemos juntos a oração.
TODOS: Brilhante Lua da Nova Evangelização, que com teu fulgor iluminas a noite pela qual tantos perambulam sem rumo no mundo da “cultura de morte”, ilumina o caminhar do homem com a luz do Senhor Jesus, que como ninguém sabes refletir. 
TODOS: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
INDICAÇÕES: Ao iniciar a liturgia, a coroa deve estar com as duas vela acesas. Criar um ambiente recolhido, com pouca luz. É recomendável colocar uma imagem da Virgem ao lado da coroa, com uma vela a seus pés. Desta vela, pode-se tirar a chama para acender a terceira vela da coroa.

(Podem ser feitas algumas súplicas, pela intercessão da Virgem Maria, respondendo após cada pedido: Por intercessão de sua Mãe, escuta-nos, Senhor)
CONDUTOR: Oremos: Pai misericordioso, que quis que seu Filho se encarnasse no seio da Santa Maria Virgem, escuta nossas súplicas e nos conceda sua graça para que saibamos acolher o Senhor Jesus, seu Filho, que contigo vive e reina na unidade do Espírito Santo e é Deus pelos séculos dos séculos.
TODOS: Amém. 
TODOS: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse nosso programa semanal de rádio na Rádio Comunitária Caiense, das 12h30min às 14 horas e viva momentos de oração e alegria. A Rádio Comunitária Caiense fica na frequência 87.5 e você pode acessar o programa pelo computador, no site http://www.rcc.fm.br/! Esperamos você! Entre em contato pelo telefone também: (51) 3635-3152.