segunda-feira, 24 de abril de 2017

Metodologia do tratamento da Dependência Química CT. Obra Nova



Programa Terapêutico:
                                    O tratamento é realizado em regime de internação voluntária, com duração de 9 meses, durante os quais os dependentes contam com a assistência psiquiátrica , de monitores e de voluntários.
O processo terapêutico, de cunho biopsicossocial, baseia-se no tripé TRABALHO-DISCIPLINA-ESPIRITUALIDADE, sem uso de medicação específica(o uso desta é feita somente se necessária e prescrita pela psiquiatra).
Trabalho:
                 A laborterapia, além da função de desintoxicação natural, promove o senso de dignidade da pessoa e a auto-estima; ativa a consciência de cidadania, fazendo com que a pessoa se sinta útil e participante da construção do seu espaço sócio-político-cultural.
Disciplina:
                  É a disposição interior e exterior para aprender; a consciência de que todo regulamento tem por objetivo promover o bem da comunidade e, em última instância, o do próprio indivíduo; e sobretudo o controle da própria vontade, condição indispensável para realização pessoal e para o exercício da verdadeira liberdade.

Espiritualidade:
                           Não como prática exterior de um culto religioso, mas como consciência do sentido de transcendência, ou seja, a convicção de que o homem é impulsionado por valores não apenas materiais e transitórios, mas também metafísicos, espirituais, permanentes.
Constituem atividades terapêuticas de participação obrigatória:
·       palestras informativas;
·       dinâmicas de grupo;
·       atendimento psiquiátrico;
·       elaboração individual de programa de prevenção da recaída;
·       atividades culturais;
·       participação diária na rotina de limpeza, organização, cozinha, horta, etc.;
·       laborterapia;
·       espiritualidade;
Constituem atividades de participação opcional:
·       práticas esportivas;
·       atendimento espiritual individualizado
Trazer no dia da internação:
·       travesseiro;
·       roupa de cama;
·       higiene pessoal;
·       roupas simples e adequada para a atual estação;
Valor mensal:
·       Um salário mínimo.
Obs.: No dia da internação paga-se uma taxa de inclusão do mesmo valor da mensalidade e NÃO é devolvido o valor caso haver desistência do tratamento em  um ou mais dias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse nosso programa semanal de rádio na Rádio Comunitária Caiense, das 12h30min às 14 horas e viva momentos de oração e alegria. A Rádio Comunitária Caiense fica na frequência 87.5 e você pode acessar o programa pelo computador, no site http://www.rcc.fm.br/! Esperamos você! Entre em contato pelo telefone também: (51) 3635-3152.