terça-feira, 21 de março de 2017

Estrelas além do tempo


Postado em

EstrelasAlemdoTempoSinopse: Enquanto os EUA disputam com a Rússia o envio do primeiro homem ao espaço, a NASA encontra em um grupo de matemáticas afro-americanas o talento que foi responsável pelas maiores operações na história dos EUA. Baseado na história real de três dessas mulheres, conhecidas como “computadores humanos”, o longa mostra como foi o lançamento do astronauta John Glenn em órbita. Dorothy Vaughn, Mary Jackson e Katherine Johnson superaram preconceitos de raças e de gênero e se transformaram em heroínas.
Três mulheres negras conseguem o que era pensado ser impossível durante a década de 1960 no estado da Virgínia (EUA): serem melhores que os homens brancos na NASA.
O ótimo filme baseado em fatos reais nos mostra como a segregação racial cria barreiras na humanidade, e ao mesmo tempo, que devemos lutar contra essas injustiças ainda que de forma escondida. Além do preconceito pelo sexo, as três mulheres negras sofriam o preconceito pela cor, mesmo mostrando suas capacidades intelectuais, mas não desistiram diante dos obstáculos e mostraram que eram capazes.
A Igreja Católica se posicionava contra a segregação racial que ocorria nos Estados Unidos, tanto que chegou a unir forças com o Reverendo Martin Luther King como podemos ver neste artigo do site O Catequista – O dia em que Martin Luther King fez padres voltarem a usar batina.
Este preconceito já foi apontado pelo Papa Leão XIII, na Encíclica Em Plurimis, enviada aos bispos do Brasil quando da abolição da escravatura:

Mesmo os mais sábios do mundo pagão, filósofos ilustres e jurisconsultos cultos, ultrajando o sentimento comum da humanidade, conseguiram persuadir a si mesmos e aos outros de que a escravidão era simplesmente uma condição necessária da natureza. Nem hesitaram em afirmar que a classe de escravos era muito inferior aos homens livres tanto na inteligência como na perfeição do desenvolvimento corporal e, portanto, que os escravos, como coisas que querem a razão e o sentido, deveriam em todas as coisas ser instrumentos da vontade, porém imprudentes e indignos, de seus senhores. Tais doutrinas inumanas e perversas devem ser especialmente detestadas; pois, uma vez que são aceitos, não há forma de opressão tão perversa, mas que ela se defenderá sob alguma cor de legalidade e justiça.
Que este filme possa nos auxiliar a ficarmos alertas aos casos de discriminação, e sejamos luz e auxílio para aqueles que sofrem com o preconceito.
BOM

Trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse nosso programa semanal de rádio na Rádio Comunitária Caiense, das 12h30min às 14 horas e viva momentos de oração e alegria. A Rádio Comunitária Caiense fica na frequência 87.5 e você pode acessar o programa pelo computador, no site http://www.rcc.fm.br/! Esperamos você! Entre em contato pelo telefone também: (51) 3635-3152.