sábado, 21 de maio de 2016

Leituras e comentários do dia. O comentário é de Isaac o Sírio (século VII), monge perto de Mossul. «Quem não acolher o reino de Deus como uma criança, não entrará nele.»

EVANGELHO QUOTIDIANO

Sabado, dia 21 de Maio de 2016

Sábado da 7a semana do Tempo Comum


Santo do dia : Santa Catarina de Génova, viúva, penitente,+1510, S. Cristóvão Magallanes, presbítero, e companheiros mártires, ++entre 1915 e 1937, Beatos Manuel Gomez Gonzalez, presbítero, e Adílio Daronch, mártires, +1924 

Carta de S. Tiago 5,13-20.
Caríssimos: Sofre alguém no meio de vós? Reze. Sente-se alguém alegre? Cante. 
Está doente alguém entre vós? Mande chamar os presbíteros da Igreja para que orem por ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. 
A oração feita com fé salvará o enfermo e o Senhor o restabelecerá; e se tiver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. 
Confessai uns aos outros os vossos pecados e orai uns pelos outros, para que sejais curados. A oração persistente do justo tem muito poder. 
Elias era um homem semelhante a nós: orou com insistência para que não chovesse e não choveu sobre a terra durante três anos e três meses. 
Depois voltou a rezar, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto. 
Meus irmãos, se algum de vós se afastar da verdade e outro o converter, 
sabei que aquele que reconduz um pecador do erro à verdade salvará a sua alma da morte e obterá o perdão de muitos pecados. Livro de Salmos 141(140),1-2.3.8.
Senhor, a Vós clamo, socorrei-me sem demora, 
escutai a minha voz quando Vos invoco. 
Suba até Vós a minha oração como incenso, 
elevem-se as minhas mãos como oblação da tarde. 

Guardai, Senhor, a minha boca, 
defendei a porta dos meus lábios. 
Para Vós, Senhor, se voltam os meus olhos: 
em Vós me refugio, não me desampareis. 


Evangelho segundo S. Marcos 10,13-16.
Naquele tempo, apresentaram a Jesus umas crianças para que Ele lhes tocasse, mas os discípulos afastavam-nas. 
Jesus, ao ver isto, indignou-Se e disse-lhes: «Deixai vir a Mim as criancinhas, não as estorveis: dos que são como elas é o reino de Deus. 
Em verdade vos digo: Quem não acolher o reino de Deus como uma criança, não entrará nele». 
E, abraçando-as, começou a abençoá-las, impondo as mãos sobre elas. 
Comentário do dia: 

Isaac o Sírio (século VII), monge perto de Mossul 
Discursos ascéticos, 1.ª série, § 19 
«Quem não acolher o reino de Deus como uma criança, não entrará nele.»


Tu, que és o mais pequeno dos homens, queres encontrar a vida? Preserva em ti a fé e a humildade, e encontrarás nelas a compaixão, a ajuda, as palavras que Deus te dirá no coração, mas também Aquele que te guarda e que permanece secreta e visivelmente junto de ti. Queres descobrir aquilo que te dará a vida? Percorre a via da simplicidade. Não pretendas conhecer coisa alguma diante de Deus. A fé é uma consequência da simplicidade; mas a presunção, que afasta a alma de Deus, é uma consequência da sutileza do conhecimento e dos meandros do pensamento. 

Quando te apresentares diante de Deus pela oração, sê pequenino na tua mente, como uma formiga, [...] como uma criança que balbucia. [...] Aproxima-te de Deus com um coração de criança. Apresenta-te diante dele para receberes aquela solicitude com que os pais velam sobre os filhos pequenos, pois «o Senhor guarda os pequeninos». Quem se faz como uma criança pequena pode aproximar-se de uma serpente que esta não lhe fará mal. [...] Na sua inocência, o corpo daquele que é como uma criança foi coberto por uma veste invisível pela Providência oculta, que guarda os seus membros frágeis, para que nada possa atingi-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse nosso programa semanal de rádio na Rádio Comunitária Caiense, das 12h30min às 14 horas e viva momentos de oração e alegria. A Rádio Comunitária Caiense fica na frequência 87.5 e você pode acessar o programa pelo computador, no site http://www.rcc.fm.br/! Esperamos você! Entre em contato pelo telefone também: (51) 3635-3152.